‘Brasilis’ da Turma da Mônica celebra diversidade cultural

Mais nova superprodução de Mauricio de Sousa vai passar por dez capitais no segundo semestre de 2019

por Nataly Simões sex, 07/06/2019 - 16:03
Divulgação / Mauricio de Sousa Produções Espetáculo circense-musical reúne os já conhecidos personagens dos quadrinhos Divulgação / Mauricio de Sousa Produções

Em comemoração aos 60 anos da maior criação do cartunista Mauricio de Sousa, a Turma da Mônica estreia no final de junho seu primeiro espetáculo circense-musical, "Brasilis". A atração é uma homenagem à diversidade cultural do Brasil e enaltece as riquezas dos costumes e regionalismos do país em uma aventura que reúne os já conhecidos personagens dos quadrinhos a outros que são a cara do país, como a garota negra Milena e o indígena Papa-Capim.

"No começo, eu estranhei o nome 'Brasilis'. Será que é coisa do Mussum?", brincou Mauricio de Sousa em entrevista coletiva sobre o espetáculo. "Mas era essa união de artistas, culturas e pessoas maravilhosas, com uma vantagem histórica na minha família, já que o Mauro não me consultou em nada para fazer essa beleza de trabalho. Eu fico admirado com isso", contou o cartunista.

A superprodução é dirigida por Mauro Sousa, que destacou que esse é o maior espetáculo da história da Mauricio de Sousa Produções. "Para fazer jus a essa magnitude, tínhamos que escolher um tema bom, relevante e sermos assertivos. Falar sobre diversidade cultural hoje, para mim, é um gesto de representatividade e, também, um ato de coragem. Estou confiante de que o amor de toda a equipe por esse projeto poderá transformar vidas", afirmou o filho do criador da Turma da Mônica.

Entre os grandes nomes escolhidos para o elenco de "Brasilis" está a atriz Fafy Siqueira, que interpreta a Vó Dita – personagem inspirada na avó de Mauricio de Sousa e avó de Chico Bento nos quadrinhos – uma contadora de histórias sobre o folclore brasileiro.

"Uma das coisas que menos possui importância no nosso país hoje é a arte, que é do que a gente vive. E de repente eu me vi em um ambiente repleto de arte, com circo, teatro e música da melhor qualidade. É muito bom estar aqui e esse é um privilégio que poucas pessoas têm", comentou a atriz.

Dona de um timbre singular, Paula Lima ficou encarregada de dar voz as músicas inéditas do espetáculo. "Estou muito feliz de fazer parte de algo que está presente na minha vida desde que eu me entendo por gente, como a Turma da Mônica. E eu acho muito bacana a reflexão que esse trabalho trás sobre o ser humano e que é fundamental nos dias de hoje. Falar sobre diversidade, cultura e Brasil é uma honra", comemorou a cantora.

O espetáculo tem ainda a participação do grupo Olodum, que em 2019 completa 40 anos de existência, na trilha sonora. "A história do Olodum tem a mesma essência da Turma da Mônica. São duas marcas com uma trajetória de valorização da cultura nacional. Não poderíamos celebrar esta jornada de outra forma que não fosse intensificando a importância do respeito à diversidade cultural", enfatizou o empresário e produtor do grupo, Jorginho Rodrigues.

Durante um período de seis meses, "Brasilispassará por dez capitais: São Paulo (SP), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). A estreia será em 29 de junho, no Teatro Opus, no Shopping Villa Lobos, em São Paulo. O valor do ingresso varia de cidade para cidade e pode ser comprado pela internet.

COMENTÁRIOS dos leitores