Dia do Chocolate: opção vegana é uma das mais saudáveis

Chef ensina receita de brigadeiro vegano, que é uma opção mais em conta para quem quer experimentar novos sabores

por Daiane Crema sex, 05/07/2019 - 16:37
Divulgação Receita de brigadeiro vegano da chef Lidiane Barbosa Divulgação

Neste domingo (7) é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Por mais que a guloseima seja considerada uma das vilãs das dietas, ela pode trazer muitos benefícios para a saúde, como ajudar no controle da ansiedade, melhorar o raciocínio e aliviar o estresse.

Com o tempo, muitas empresas começaram a aperfeiçoar o produto para que mais pessoas, incluindo as que possuem restrições, pudessem consumir e, hoje, é possível encontrar o doce em diversas opções, como as sem açúcar, sem gordura, sem lactose, sem glúten e até a versão vegana, que não contém substância de origem animal em sua composição.

A instrutora de yoga Kelly Cristina Ferreira da Silva é vegetariana e já provou chocolates veganos de algumas marcas, apesar de preferir o chocolate tradicional. "O que eu comi não tinha o sabor do açúcar, que é a parte gostosa do chocolate. Também já comi bolos veganos, todos são muito gostosos e mais leves. Não tem glúten e nada de origem animal", conta.

A chef funcional Lidiane Barbosa não é adepta do veganismo, mas defende a ideia do uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos. "Quando eu era adolescente tive anorexia e queria muito fazer o curso de gastronomia, exatamente para que o alimento fosse um aliado e não um inimigo. Desde quando entrei na área eu tive esse foco", revela.

Lidiane confessa que quando experimentou o chocolate vegano não gostou do sabor. "Os primeiros [chocolates] feitos pela indústria não eram gostosos. Então, resolvi fazer minha primeira mistura, que tinha óleo de coco, cacau em pó e melado de cana. E aí sim eu gostei do doce vegano", afirma.

As receitas e comidas veganas costumam ter um valor mais alto, mas a chef Lidiane separou uma receita de brigadeiro vegano que é uma opção mais em conta para quem quer experimentar novos sabores.

 

Receita de Brigadeiro Vegano

Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga ghee

300g de biomassa de banana verde

¼ de xícara de açúcar mascavo ou melado de cana

1 colher de café de extrato de baunilha orgânica

1 pitada de sal marinho moído

1 colher de sopa de cacau em pó

 

Modo de fazer

Derreta a manteiga de ghee, acrescente os demais ingredientes, menos o cacau. Mexa bem e adicione o cacau. Leve a geladeira para esfriar por duas horas.

COMENTÁRIOS dos leitores