Fim de semana tem música, exposições, quadrilhas e teatro

Quem mora ou está no Recife tem várias opções

sab, 06/07/2019 - 11:23
Andréa Rêgo Barros / PCR Mostra de Quadrilhas Juninas encerra Ciclo Junino Andréa Rêgo Barros / PCR

O primeiro fim de semana de julho vem com várias opções de cultura, lazer e turismo para os recifenses e turistas em visita à cidade. O fechamento oficial do Ciclo Junino, realizado pela Prefeitura do Recife, ocorre no sábado (6) e domingo (7), no Ibura, com a realização da 4ª Mostra de Quadrilhas Juninas.  O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) segue com a exposição “Adriana Varejão – Por uma retórica canibal”. No Museu Murillo La Greca, a mostra “EntreNós” se encerra neste domingo (7).

Os teatros Santa Isabel, Barreto Júnior e Luiz Mendonça – equipamentos culturais mantidos pela gestão municipal – recebem o 16° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. O projeto Olha! Recife oferece passeios pelo Jardim Botânico e Av. Rui Barbosa. No domingo, o projeto Música na Igreja recebe a Orquestra do Centro Social do Alto José do Pinho, cujo repertório inclui músicas de filmes como “Alladin”, “Vingadores” (“The Avengers Theme”), entre outras composições clássicas.

 Confira roteiro com a programação:

 

4ª Mostra de Quadrilhas Juninas encerra Ciclo Junino

O balancê ainda não acabou na capital pernambucana. Amanhã (6) e domingo (7), o Ibura recebe o último evento do calendário junino realizado pela Prefeitura do Recife. A 4ª Mostra de Quadrilhas Juninas levará 14 quadrilhas e quatro atrações musicais para se apresentarem na quadra da Escola Jordão Emerenciano, na Rua Angra dos Reis, encerrando os festejos mais nordestinos do calendário brasileiro na capital pernambucana.

4ª Mostra de Quadrilhas Juninas - Dia 6

17h30

Trio de Mala e Cuia

Forró Culé de Chá

Quadrilha Junina Mirim Evolução

Quadrilha Junina Mirim Sapeca

Quadrilha Junina Matutada

Quadrilha Junina Dona Matuta

Quadrilha Junina Origem Nordestina

Quadrilha Junina Traque

Quadrilha Junina Tradição

4ª Mostra de Quadrilhas Juninas - Dia 7

17h30

Cia de Dança Pequenas Estrelas

Baladeiros

Quadrilha Junina Mirim Matutinho

Quadrilha Junina Mirim Menezes na Roça

Quadrilha Junina Mirim Brincant’s Show

Quadrilha Junina Traque de Massa

Quadrilha Junina Raio de Sol

Quadrilha Junina Arrocha o Nó

Quadrilha Junina Lumiar

Exposição "Adriana Varejão - Por uma retórica canibal" no MAMAM

O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista. A mostra ficar em cartaz até o dia 8 de setembro, com visitação aberta e gratuita. 

Sábados e domingos, 13h às 17h

Gratuito

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães / MAMAM (Rua da Aurora, 265) Informações: (81) 3355-6870

Murillo La Greca: último fim de semana da exposição "EntreNós"

Transportar as diversas formas de olhar os afetos por meio da fotografia: esse é o mote da exposição EntreNós. A mostra fica em cartaz até este domingo (7), no Museu Murillo La Greca. O trabalho é fruto de parceria entre o equipamento cultural mantido pela Prefeitura do Recife e o Departamento de Comunicação (DCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A visitação é gratuita.

Há dois anos, o La Greca expõe semestralmente os resultados fotográficos da disciplina Introdução à Fotografia - que integra a grade curricular de cursos de comunicação do DCOM da UFPE. O tema atual foi proposto por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, que resolveram abordar o afeto e suas ramificações presentes na sociedade.

A exposição é um convite ao mergulho em ambiente cheio de sensibilidade, trilhando um caminho fotográfico criado por olhares distintos, porém afetivos. O que conecta as diversas abordagens é o desejo de dialogar com o público sobre as inúmeras perspectivas que norteiam os afetos, desde aquelas ligadas ao seu sentido mais romântico, às que abordam os afetos a partir de espaços de resistência.

Exposição Propágulo 3

O Museu Murillo La Greca abre, a partir deste sábado (6), a exposição Propágulo 3. A mostra é um desdobramento da revista de arte impressa homônima. O veículo, que foi criado por estudantes da UFPE, apresenta na edição atual temática focada em fotografia e identidade enquanto investigação.

Propágulo 3 fica em cartaz até o dia 22 de julho

Museu Murillo La Greca

Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim.

sábado | 15h às 18h

(81) 3355-3129

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" está aberta à visitação gratuita aos sábados e domingos, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.

(81) 3355-9540

Orquestra toca tema de Vingadores no Música na Igreja

Neste domingo (7), a Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife, recebe o projeto Música na Igreja, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. O concerto gratuito será oferecido a partir das 17h, pela Orquestra do Centro Social do Alto José do Pinho. O grupo vai apresentar um repertório com as músicas do universo cinematográfico como Alladin, Vingadores (“The Avengers Theme”), entre outras composições clássicas. 

Serviço

Música na Igreja (domingo)

Orquestra do Centro Social

domingo (7) | 17h

Igreja Madre de Deus (Rua Madre de Deus, Bairro do Recife)

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores