Conheça as pizzas mais inusitadas de São Paulo

Paulistas provam que o céu é o limite quando se trata dessa iguaria

qua, 10/07/2019 - 17:19

Nesta quarta-feira (10 de julho) é comemorado o Dia da Pizza, um prato de origem italiana que se tornou popular no mundo inteiro. O que começou como um disco de massa regado a  molho de tomate, queijo e orégano tornou-se o ponto de partida para variações que beiram a extravagância.

A pizzaria Bate Papo, localizada no Guarujá, litoral de São Paulo, ganhou fama na internet com suas criações inusitadas. A empresa foi inaugurada em 2007 pelo pizzaiolo Ricardo dos Santos, cuja primeira experiência de criar algo diferente foi quando começou a trabalhar com pizzas de 50 cm, há oito anos. “Eu tive a ideia de colocar um frango no centro da pizza, deu certo, viralizou na internet e desde então venho inovando”, conta.

Foto:Reprodução Facebook

Segundo Santos, as pizzas mais pedidas na Bate Papo são as com brigadeiro ou bolo no centro. Entre as mais exóticas estão aquelas que, embora mantenham o tradicional formato redondo, têm no centro algo totalmente inusitado, que pode ser um cacho de bananas, uma garrafa de bebida, um pudim ou um pote de whey protein. Em matéria de formatos bizarros, o empresário afirma que uma pizza em forma de guitarra foi a mais "diferente" que ele já fez até hoje.

Foto:Reprodução Facebook

Para comemorar o Dia da Pizza, Santos e três ajudantes da pizzaria levaram um dia inteiro para montar uma pizza de cinco metros de diâmetro. A receita levou 120 quilos de massa, mais de 80 quilos de calabresa e cinco bisnagas de requeijão. Altamente instagramável, a pizza gigante pode ser fotografada mas não pode ser consumida, devido à quantidade de tempo em que ficará exposta. Ao final da exposição, tudo terá que ir para o lixo. 

Foto:Reprodução Facebook

Outra opção diferente é a "pizza trem" da Pizzaria Picoly, em Jandira, interior de São Paulo. Para quem se acostumou a chamar a pizza de "redonda", pode ser estranho encontrar uma de formato retangular, que pode ter até quatro sabores diferentes.

Foto:Reprodução Facebook

A borda da pizza também já não é mais aquela, que gerava divisão entre as pessoas que comem a borda e as que deixam no prato. Hoje é relativamente comum encontrar bordas com recheio de catupiry e cheddar, por exemplo, mas a Ritorno Pizzas, na zona norte da capital paulista, faz uma inacreditável borda de coxinha.

Foto:Reprodução Facebook

 

COMENTÁRIOS dos leitores