Cultura e turismo são debatidos no Museu Cais do Sertão

Evento será realizado na Sala Todo Gonzaga com os produtores Anselmo Alves, Marcos Passos e Paulo Wanderley

seg, 15/07/2019 - 14:48

Nesta terça-feira (16), a partir das 14h30, o projeto Tengo Lengo Tengo promove, no Museu Cais do Sertão, a roda de conversa "Cultura e Potenciais Turísticos do Sertão". O encontro, que conta com entrada gratuita e será realizado na Sala Todo Gonzaga, traz os produtores Anselmo Alves, Marcos Passos e Paulo Wanderley para o bate-papo sobre a riqueza cultural sertaneja.

O jornalista Anselmo Alves, um dos convidados, possui uma longa experiência profissional relacionada ao Sertão pernambucano, tendo integrado a equipe de consultores especialistas em Luiz Gonzaga e na cultura do Sertão para o projeto Cais do Sertão Luiz Gonzaga, do Ministério da Cultura (MinC). 

Produtor premiado, ele assina a concepção de mais de 19 documentários, entre eles, "A História dos Bonecos e dos Gigantes" (vencedor do Prêmio Cristina Tavares e Prêmio Cidade do Recife, em 2001, como Melhor Documentário) e "Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões", de 1999, premiado como Melhor Documentário no Festival Jornada de Cinema e Vídeo da Bahia.

Já Marcos Passos, natural de São José do Egito, é apresentador, escritor e produtor cultural. Na roda de conversas, ele abordará as belezas do Sertão através de um viés poético. Com diversos livros publicados e tendo o Sertão como principal tema, ele mantém o projeto itinerante "Cantos e Versos" e um programa de mesmo nome da TV Universitária - TVU, em parceria com o apresentador Tony Oliveira.

Completando o time de convidados, Paulo Wanderley, possui forte atuação na área cultural, tendo realizado uma extensa pesquisa sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Gonzaguinha. O trabalho abrange segmentos como o forró, o baião e o coco, além de trazer nomes como Marinês, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. 

O projeto Tengo Lengo Tengo homenageia os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga e do Padre João Câncio, os criadores da Missa do Vaqueiro de Serrita, que acontece há 49 anos, sendo uma das mais importantes dos sertões. O projeto engloba uma exposição, lançamento de uma biografia sobre o pároco, a celebração da Missa do Vaqueiro na capital pernambucana e uma série de oficinas, mesas redondas, leituras e apresentações culturais que serão realizadas até o dia 27 de agosto.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores