Som Pará: Pratagy e sua paixão pelo baixo elétrico

Para Pratagy, a valorização do artista local é importante e o jornalismo cultural é essencial para que isso aconteça

sab, 20/07/2019 - 09:01

Pratagy é o cantor a se apresentar hoje no Som Pará, da TV UNAMA. No programa, o artista cantou músicas dos álbuns que lançou até agora, como "Voo e Mansidão", do EP homônimo, o mais recente trabalho, e também "Tramas Sutis", "Paralelas", "Búfalo" e "Pictures", dos álbuns anteriores. "São músicas originais que compus e gravei em casa, no trabalho que venho desenvolvendo como compositor e produtor durante esses anos", afirmou. 

O cantor, que toca baixo elétrico, paixão que surgiu desde que conheceu o rock progressivo, na adolescência, mistura sons regionais com o eletrônico. "Eu toco desde os 10 anos, quando comecei a estudar música formalmente, tocando violoncelo e aprendendo teoria musical. Desde então tive uma banda, Zeromou, e comecei a gravar sozinho minhas próprias composições, o que se tornou meu projeto solo chamado Pratagy", explica o músico, que está se formando em Licenciatura em Música e leva a música como profissão desde 2015.

Para Pratagy, a valorização do artista local é importante e o jornalismo cultural é essencial para que isso aconteça. "Projetos como o Som Pará, blogs de música, jornais impressos que dediquem espaço para os artistas são fundamentais; afinal é preciso falar sobre essa produção grande que nós temos por aqui. Essa validação faz o círculo ficar completo - é preciso haver esse comentário cultural, para que as pessoas falem disso", disse o cantor.

A apresentação no programa, segundo Pratagy, foi a oportunidade de mostrar a sua produção como artista. "Ter registrado em vídeo seu trabalho em um formato legal de música e entrevista é um material muito bacana; além da exposição tanto na internet como na televisão. Fico feliz de ter sido convidado - e que continue assim, artistas, jornalistas e demais profissionais trabalhando juntos para essa roda girar", detalhou o cantor que não dispensa ler livros de romances, como os de Thomas Mann, William Faulkner e Henry Miller nas horas vagas.

O programa Som Pará, da TV UNAMA, é um programa que abre espaço para que os artistas e bandas paraenses possam divulgar seus trabalhos para o público. As gravações são ao vivo, nos estúdios da TV UNAMA ou em uma área externa do campus Alcindo Cacela, em Belém. A primeira temporada, com 38 programas, estará disponível no canal do Youtube do LeiaJá, às quintas e sextas-feiras, sempre às 19h. A segunda temporada começa em agosto.

Embed:

Por Rosiane Rodrigues

 

COMENTÁRIOS dos leitores