Tributo a Jackson do Pandeiro sacode o FIG

Homenagem ao centenário do paraibano contou com performances de artistas do cenário pernambucano e nacional

por Paulo Uchôa sab, 20/07/2019 - 09:48

A estreia do Palco Dominguinhos reuniu milhares de pessoas, nessa sexta-feira (19), para prestigiar o centenário de Jackson do Pandeiro na segunda noite do Festival de Inverno de Garanhuns. Homenageado pelo FIG, Jackson do Pandeiro foi lembrado pelos artistas da cena musical pernambucana e nacional com um tributo emocionante. Comandado por Silvério Pessoa, o espetáculo dedicado ao artista paraibano juntou o talento de Elba Ramalho, Zélia Duncan, Maciel Salu, Geraldo Maia, Lady Laay, Lucinha Guerra, Luiza Fittipaldi e Mari Periférica.

Recebendo os convidados em esquema de rodízio, Silvério Pessoa abriu o show com a música “Cabeça Feita”, sucesso eternizado por Jackson do Pandeiro no disco “Isso é Que é Forró” de 1981, o último de sua carreira. O repertório foi escolhido com cuidado, e o público que enfrentou chuva e frio dançou ao som de “Quadro Negro”, que recebeu arranjos de rap de Lady Laay e Mari Periférica, “Cabo Tenório”, “Um a Um”, “Tum, Tum, Tum”, “Sina de Cigarra”, entre outros sucessos. Já Elba Ramalho dividiu os vocais com Zélia Duncan em “A Ordem é Samba”. 

Enquanto se preparava para subir ao palco, Silvério Pessoa fez questão de dizer que o show não era seu, mas sim um resgate da memória e legado de Jackson do Pandeiro. “Ele é um artista grandioso e os artistas convidados foram traçados no ritmo do que cada um representa. [...] Essa homenagem tem um significado importante. É uma responsabilidade muito grande, de provar dessa pluralidade da obra de Jackson. A cultura pernambucana, nordestina e brasileira continua viva a partir da obra dele”, disse.

Acompanhando de perto as performances dos artistas, Geralda Miranda, sobrinha de Jackson do Pandeiro, cantarolava com gingado as letras que imortalizaram o seu tio na MNB: Música Nordestina Brasileira. 

COMENTÁRIOS dos leitores