Teatro Hermilo traz espetáculo circense gratuito

A Cia Brincantes de Circo estréia o espetáculo documental “História de um Pano de Roda”

ter, 06/08/2019 - 10:00
Divulgação Espetáculo circense "Histórias de um Pano de Roda" Divulgação

Com temática circense, estreia em 6 de agosto o espetáculo Histórias de um Pano de Roda, no Teatro Hermilo Borba Filho. A temporada seguirá nos dias 07, 13, 14 e 15 de agosto de 2019, sempre às 19h30, com entrada gratuita.

“Histórias de um Pano de Roda” é um espetáculo documental que convida o público a conhecer a paixão que mantém os artistas circenses em estado de resistência. Costurado com depoimentos desses artistas, extraídos da pesquisa, realizada desde 2015 pela Cia Brincantes de Circo, Memórias Circense - relatos de uma vida itinerante, o espetáculo expõe os bastidores da luta de artistas invisibilizados pelo preconceito, o descaso e a exploração. Tudo atravessado de ternura e gratidão entre os protagonistas que evocam nomes que encantaram, e ainda encantam gerações, como Picolino, Cascudo, Carequinha, entre outros.

A dramaturgia, assinada por Ceronha Pontes, gira em torno de um velho palhaço que entrega paciente e generosamente seus conhecimentos e seu acervo a um jovem que lhe acompanha desde criança. Passando a história adiante ele afirma: “Preste atenção. A corda bamba da vida vai te derrubar muitas vezes. Na queda pegue impulso”. E diz mais: “Palhaço não morre. O circo também não há de morrer”.

Mestre e aprendiz, uma metáfora do movimento da vida, que se refaz à revelia da ação destruidora do capital.

A montagem, que tem produção executiva de Bóris Trindade Júnior e conta com o incentivo do Governo do Estado, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - FUNCULTURA 2016/17, é uma declaração de amor à arte milenar do circo. Uma denúncia das condições precárias em que vivem os artistas circenses, submetidos a cobranças incompatíveis com sua realidade, a uma burocracia que termina por levá-los à marginalidade.

Serviço

Espetáculo “Histórias de um Pano de Roda”

06, 07, 13, 14 e 15 de agosto| 19h30h

Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142)

Classificação: 10 anos

Entrada gratuita (sujeita a lotação do teatro)

*Da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores