Ambientalistas ocupam o tapete vermelho em Veneza

Os protestos contra grandes navios na lagoa de Veneza começaram em 2006

sab, 07/09/2019 - 13:18
Alberto PIZZOLI Manifestantes erguem cartazes contra os navios de cruzeiro que navegam na lagoa de Veneza e a mudança climática, no acesso ao tapete vermelho do Palácio de Cinema (Palazzo del Cinema), durante o 76º festival de cinema de Veneza Alberto PIZZOLI

Centenas de manifestantes invadiram neste sábado o tapete vermelho do Festival de Cinema de Veneza para protestar contra a mudança climática e a presença de grandes embarcações na cidade de Marco Polo.

Os manifestantes, entre 300 e 400, participaram de uma reunião dedicada ao assunto e na qual foram denunciados os graves danos causados pelos enormes navios de cruzeiro que se aproximam dos principais canais de Veneza.

Os protestos contra grandes navios na lagoa de Veneza começaram em 2006, quando ativistas descobriram que as ondas causadas por navios de cruzeiro danificam as fundações da cidade.

Os manifestantes exigem que a passagem desses navios, que pesam mais de 1.000 toneladas, seja proibida.

"Nós, do Acampamento Climático de Veneza, lançamos o alarme, a mensagem é clara: a terra está queimando, chegou a hora de se mobilizar, tomar medidas sérias, exigir justiça social e defesa do clima", diz a mensagem dos manifestantes .

"Vamos fazer de Veneza um símbolo da luta contra as mudanças climáticas, vamos usar o Festival de Cinema de Veneza como uma caixa de ressonância para a mídia", afirma o site do Venice Climate Camp.

O Festival de Cinema de Veneza concede seus maiores prêmios neste sábado no Cinema Palace, último dia do evento, com a presença de centenas de jornalistas de todo o mundo.

COMENTÁRIOS dos leitores