Oficina de chocolate oferece qualificação a doceiras

UNAMA - Universidade da Amazônia e governo do Estado treinam profissionais para participação no VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Belém

ter, 10/09/2019 - 13:01

A Secretaria de Desenvolvimento, Agropecuária e Pesca e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do governo do Pará, em parceria com a UNAMA – Universidade da Amazônia, realizaram na última sexta-feira (6) a capacitação de doceiras através da oficina de chocolate oferecida pelo curso de Gastronomia da universidade. O objetivo foi melhorar o conhecimento e material de trabalho das bombonzeiras que participarão do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau, de 19 a 22 de setembro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Luciana Centeno, professora do curso de Gastronomia da UNAMA, destacou que a parceria da universidade com o governo do Estado está em sua segunda fase. Na primeira fase, as participantes aprenderam a manusear embalagens de qualidade para seus produtos. “O objetivo da capacitação é que essas bombonzeiras aprendam como produzir o chocolate da Amazônia, que é mais saudável. Infelizmente a gente vê que é grande o número de profissionais que ainda trabalham com gordura hidrogenada, que é ruim para saúde e para o sabor do produto”, disse.

Para Luciana, a capacitação das bombonzeiras vai ajudar a multiplicar o conhecimento. “A partir desta qualificação, a presença delas no festival de chocolate desse ano vai ser tornar mais profissional, melhorando assim a qualidade do chocolate produzido aqui no Estado. Isso também vai fazer com que muitas outras bombonzeiras se inspirem nelas e comecem a trabalhar com o chocolate da Amazônia”, completou Luciana.

Doris Matos, participante da oficina, declarou que o chocolate da Amazônia é um material pouco conhecido pela maioria das profissionais. “Eu comecei a trabalhar com chocolate em uma época em que tudo era mais difícil. Agradeço a UNAMA e a professora Luciana por estar nos oferecendo essa oportunidade de a gente melhorar tanto as nossas habilidades quanto a matéria-prima do nosso trabalho”, falou Doris.

Ana Claudecir, participante da capacitação, relatou que o conhecimento adquirido melhora bastante a valorização do seu trabalho. “A capacitação abriu a minha mente. Faz 15 anos que eu trabalho com chocolate e aprender o processo de criação - e os benefícios que ele traz para a saúde - me fez entender que, além de vender, eu quero vender um chocolate de qualidade para meu clientes. Devido ao conhecimento que adquiri aqui hoje eu pretendo trabalhar apenas com o chocolate da Amazônia que é o verdadeiro chocolate”, finalizou.

Por Bruna Braz.

 

COMENTÁRIOS dos leitores