Mestres: relembre os professores da TV e do cinema

De professor Raimundo a professora Helena: confira os papéis que marcaram crianças, jovens e adultos

por Paulo Uchôa ter, 15/10/2019 - 14:00

O dia 15 de outubro é marcado por homenagens aos mestres da educação. Preparados para ajudar a moldar o futuro de crianças, jovens e adultos, os professores possuem o dom de plantar ensinamentos que ultrapassam o território da sala de aula. Na ficção, os docentes divertem e emocionam quando reproduzem o que basicamente ocorre nas escolas.

Recentemente, a Globo estreou a série "Segunda Chamada". Interpretando a professora Lúcia, Debora Bloch vem ganhando o carinho do público pela sua atuação marcante. Lutando pelos alunos, a personagem da atriz atesta que a educação precisa ser conduzida com ética, seriedade e garra. Para celebrar a data nesta terça-feira (15), o LeiaJá relembra os professores memoráveis da TV e do cinema.

Professor Girafales

O ator mexicano Rubén Aguirre fez parte da vida de muitas crianças na década de 1980. Febre no Brasil, o seriado "Chaves" contava com a sabedoria cômica do Professor Girafales, que fazia de tudo para os alunos prestarem atenção nas aulas. Morto em 2016, Rubén Aguirre deixou saudade entre os fãs que acompanham o seu trabalho até hoje, nas reprises do SBT e nos episódios inéditos do canal pago Multishow.

 

Professor Raimundo

Os brasileiros que ligavam a TV no final da tarde se deparavam com a postura engraçada do Professor Raimundo, vivido pelo ator Chico Anysio. Tentando acalmar os ânimos de uma turma da pesada como Dona Cacilda, Seu Boneco, Seu Peru, Baltazar da Rocha, Paulo Cintura, Catifunda, João Canabrava, entre outros alunos, Professor Raimundo não se conformava com o salário baixo. Sempre disposto a ajudar, Raimundo Nonato trouxe para a ficção críticas bastante atuais sobre a educação do país.

Professora Helena

Na década de 1990, toda criança que sintonizava a televisão e colocava no SBT, do nada, ficavam presos com a doçura da Professora Helena. Interpretada pela mexicana Gabriela Rivero, a professorinha meiga e atenciosa de "Carrossel" era o sonho de qualquer aluno que acompanhava suas histórias de ensinamento na trama infantil.

 

Professora Catarina

Vivendo atualmente a blogueira Vivi Guedes em "A Dona do Pedaço", Paolla Oliveira fez a criançada lotar os cinemas para ver o filme "Uma Professora Muito Maluquinha". Baseado na obra de Ziraldo, o longa-metragem encantou o público infantil ao abordar histórias lúdicas e que toda pessoa sonha em aprender quando está na escola.

 

Minerva Mcgonagall

A atriz Maggig Smith tinha a artimanha de prender a atenção de jovens e adultos quando surgia nos filmes de Harry Potter. Na pele da feiticeira Minerva McGonagall, a professora de transfiguração era bastante severa, mas possuía um coração encantador. Poderosa, Minerva McGonagall é uma personagem da obra de J. K. Rowling que sempre é lembrada quando as aventuras da trupe de Harry invadem os canais de televisão.

COMENTÁRIOS dos leitores