Cida Pedrosa lança no Recife o livro 'Solo para vialejo'

Obra da poetisa aborda uma viagem em busca da própria identidade

sex, 18/10/2019 - 12:00
Ana Siqueira Livro de Cida Pedrosa inicia versando sobre um percurso que segue do litoral para o Sertão Ana Siqueira

A poestisa Cida Pedrosa lançará nesta sexta-feira (18), na Venda Bom Jesus, no Bairro do Recife, o livro "Solo para vialejo", da Cerpe Editora. Em 128 páginas, um longo poema épico-lírico se inicia versando sobre um percurso que segue do litoral para o Sertão. Foi lá, mais precisamente em Bodocó, que Cida nasceu.

A viagem de retorno às memórias da escritora recorda a diáspora dos negros e negras, índios e índias, homens e mulheres oprimidos que saíram do litoral para o Sertão após a devastadora chegada dos brancos. "Ao celebrar e refletir esse período, faço um link sobre a música sertaneja e o blues", revela Cida.

O vialejo - como é chamada a gaita no interior - foi o instrumento que Cida ganhou do pai na infância mas nunca tocou. A música negra perpassa a poesia juntando o blues aos ritmos sertanejos. "O baião é negro, o xote é negro. Havia bandas de blues nos anos 1940 em Petrolina, São José do Egito, Bodocó...", garante Cida

Durante o lançamento, as cordelistas Susana Moraes e Mariane Bigio farão leitura de trechos do livro. Haverá ainda apresentação do projeto Jazz na Venda, com repertório voltado para o blues. 

Serviço

Lançamento do livro "Solo para vialejo", de Cida Pedrosa

18 de outubro (nesta sexta-feira) | 18h

Venda Bom Jesus, Rua Barão Rodrigues Mendes, nº 5, Bairro do Recife

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores