Horror Expo 2019 leva a arte do macabro para SP

Inédito no Brasil, evento reuniu fãs do gênero no último fim de semana, no Pavilhão de Exposições do Anhembi

por Alex Dinarte seg, 21/10/2019 - 17:24
Alex Dinarte / LeiaJá O Museu dos Mortos foi uma das atrações da Horror Expo 2019 Alex Dinarte / LeiaJá

Zumbis, sangue, maquiagem cenográfica, estátuas aterrorizantes, shows musicais, palestras, debates, jogos e os personagens mais marcantes da TV e do cinema mundial. O gênero horror com um toque de cultura nos espaços destinados à literatura, quadrinhos e até mesmo às artes plásticas marcaram a 1ª edição brasileira da Horror Expo, que aconteceu no último fim de semana, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte da cidade de São Paulo.

Em três dias de evento, os adeptos do universo horror puderam aproveitar o espaço equipado com mais de 100 estandes que ofereciam diversos produtos e diferentes atrações. Eram miniaturas, máscaras, camisetas, filmes, gibis, livros, pelúcias de terror, esculturas de argila reproduzindo figuras, como monstros e gárgulas, bonecos feitos de modo artesanal e maquiagens horripilantes para entrar no clima do evento. 

A analista financeira Maria dos Reis aproveitou a maquiagem artística para entrar no clima do evento | Foto: Alex Dinarte / LeiaJá

Foi assim, decorando o rosto com o desenho de algumas teias de aranha, que a analista financeira Maria dos Reis, 44 anos, decidiu se enturmar com a exposição no estande da empresa de cosméticos Color Make, um dos maiores da feira. "Não gosto muito dos filmes de terror, mas os produtos da marca me chamaram a atenção pela qualidade e resolvi entrar no clima", conta ele, que não perdeu muito tempo para a montagem. "A maquiadora é ótima, não demorou nem meia hora", complementa Maria.

Gabriel Kumuchian e o pai Armando Kumuchian no "Celeiro do Horror" | Foto: Alex Dinarte / LeiaJá

Mas não foram apenas os adultos que se divertiram na Horror Expo 2019. O técnico em processamento de dados Armando Kumuchian, 41 anos, levou o filho Gabriel Kumuchian, 10 anos, para ser seu companheiro de evento. "Gosto muito, e ele me acompanha em tudo, apesar de ter medo às vezes. Mas vai com medo mesmo", diverte-se o pai.

Já o menino aproveitou para ganhar presentes que, segundo ele, nunca havia visto em outro lugar. "Gostei mais do que está vendendo aqui, tem coisas que nunca vi nas lojas", comenta Gabriel, empolgado com a variedade de produtos. Além de interagir com as atrações, como o "Celeiro do Horror", habitado por zumbis assustadores, pai e filho foram atraídos ao evento para verem de perto uma das bonecas usadas na gravação da trilogia "Annabelle", no stand da Warner.

Uma das figuras mais conhecidas no universo do horror brasileiro na atualidade é o Coveiro Maldito. Nomeado embaixador da Horror Expo 2019, o personagem surpreendeu o público com diferentes performances. "Meu personagem veio da tatuagem. Então tivemos tatuadores para fazer flash tattoos relacionadas às histórias do 'Coveiro Maldito', print-art, quadrinhos e até uma cadeira elétrica para tocar o terror", explica.

Nos quadrinhos, o Coveiro Maldito é um mercenário em um mundo pós-apocalíptico e o criador do personagem, que não revela sua identidade, indica que um emprego anterior o inspirou para elaborar o papel. "Criei o personagem no antigo trabalho, no Instituto Médico Legal [IML]. A função inspirou a criação das tatuagens e, depois, elaborei a figura do Coveiro. Hoje é um sucesso", complementa.

O Coveiro Maldito foi nomeado embaixador do evento inédito no Brasil | Foto: Divulgação

O evento também trouxe atrações internacionais, como a atriz Naomi Grossman, uma das estrelas do seriado "American Horror Story" (2011); o cineasta Mick Garris, de grandes clássicos do terror, como "Sonâmbulos" (1992) e "Abracadabra" (1993), e o ator Lochlyn Munro, que atuou em filmes como "Freddy vs Jason" (2003). Ainda sobre cinema, a Horror Expo 2019 exibiu a pré-estreia do filme "Zumbilândia: Atire Duas Vezes" (2019), que tem no elenco Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone e Abigail Breslin. No palco, o som também foi internacional com as bandas europeias Deathstars e Therion.

COMENTÁRIOS dos leitores