Curso de Letras homenageia Carlos Drummond de Andrade

Aula lúdica, na UNAMA - Universidade da Amazônia, teve leitura de poemas, varal de poesia e debates sobre a obra do escritor brasileiro com estudantes e professores

sex, 01/11/2019 - 17:16

O Drummond Day, evento anual da Universidade da Amazônia – UNAMA que faz homenagem ao escritor Carlos Drummond de Andrade, foi realizado este ano na última quarta-feira (30), um dia antes do aniversário do autor, no campus Alcindo Cacela, em Belém. É uma reunião informal e lúdica na qual universitários e professores leem as obras, interpretam, celebram, cantam e debatem sobre a importância do poeta.

Segundo o professor Paulo Nunes, coordenador do curso de Letras da Universidade, participaram do evento alunos de Letras e do curso de Pós-Graduação Comunicação, Linguagens e Cultura. “A literatura de Drummond é significativa para o Brasil, para a Amazônia e para todos nós. Não se pode passar por aqui sem conhecer a obra desse que é o principal poeta brasileiro do século XX. A poesia dele é fundamental, pois ajuda na formação humana e social”, afirmou o professor.

“O Drummond Day é a nossa oportunidade de rememorar o grande poeta e escritor Carlos Drummond. Ele merece ser muito estudado e reconhecido por todos”, reiterou a aluna Jaqueline Bandeira, do oitavo semestre de Letras. De acordo com a universitária, levar os poemas e mostrar a mensagem do autor para os alunos que estão iniciando o curso de Letras é interessante, porque a maioria deles tem pouca afinidade com a literatura e prefere a outra vertente do curso, a linguística.

Vanessa Carvalho, aluna do oitavo semestre de Letras, acha importante sair do cotidiano da sala de aula e enriquecer mais o conhecimento através do contato com novas experiências e com interpretações diferentes. “Eu descobri a poesia por meio de Drummond, aos 12 anos, quando achei em minha casa um livro chamado ‘Antologia Poética’, de autoria dele. A obra despertou o meu amor pela poesia. Minha relação com o autor é afetiva e ele sempre está presente nas minhas leituras. Sou realmente muito apaixonada”, relatou a universitária.

Por Ana Luiza Imbelloni.

 

COMENTÁRIOS dos leitores