Prêmio Ibema Gravura revela novos talentos em vernissage

Edição de 2019 recebeu 85 obras inscritas e mostra os 20 classificados em exposição no Solar do Barão

por Waleska Andrade qua, 06/11/2019 - 09:12

Com o tema “A arte transformando o mundo”, o 9º Prêmio Ibema Gravura apresenta as obras vencedoras de 2019 nesta quarta-feira (6), às 19h30, no Solar do Barão, em Curitiba. A entrada é franca.

Os jovens artistas contemplados fazem parte de um grupo de 85 estudantes ou artistas iniciantes que enviaram obras neste ano e o resultado deixou o júri satisfeito com a qualidade do material.

O primeiro lugar foi concedido a Nayana Camurça de Lima, da Universidade Federal de Uberlândia, com a obra “Reexistir”. O segundo colocado foi Gabriel Cardoso Amaral, estudante da Universidade Federal de Pelotas, com “O núcleo de espiral”. Já a terceira colocação foi para Ana Carolina Veiga, da Faculdade de Artes do Paraná (Unespar), com “Despertar”.

“O tema proposto serve como um convite para jovens artistas que desejam imprimir sua marca, seu pensamento e suas crenças ao seu redor, seja com enfoque ambiental ou social”, explica a coordenadora do Prêmio Ibema Gravura, Lilian Queiroz.

Jurada desde o início do Prêmio, em 2010, a artista plástica veterana Uiara Bartira celebra o apoio à arte da gravura. “Os artistas estão sempre procurando patrocínio para suas obras, e, de repente, surge uma empresa que conta a história da gravura e nos convida para um projeto assim. Só temos gratidão à Ibema por acreditar nos novos artistas e na transformação por meio da arte.”

Do primeiro ao décimo lugar, os premiados dividem um valor total de R$ 13 mil. Do 11º ao 20º lugar, os autores recebem menção honrosa.

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba, sediado no Solar do Barão, abriga as obras em exposição até janeiro. O artista Jack Holmer e o coordenador do Museu da Gravura Cidade de Curitiba, José Augusto Rando, também comemoram a evolução representada por esta edição do evento.

Outras informações sobre a premiação podem ser acessadas em Prêmio Ibema Gravura.

Serviço

Vernissage 9º Prêmio Ibema Gravura

6 de novembro | 19h30

Solar do Barão – Sala Gilda Belczak (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro, Curitiba)

Entrada franca

Visitação: Terça a sexta | 9h às 12h e das 13h às 18h

Sábados, domingos e feriados | 12h às 18h

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores