Relembre escadarias que entraram para a história do cinema

Várias cenas clássicas foram filmadas em degraus que ficaram eternizados

ter, 19/11/2019 - 15:28
Niko Tavernise - © 2019 Warner Bros. Entertainment Inc. Coringa (2019) Niko Tavernise - © 2019 Warner Bros. Entertainment Inc.

O sucesso do filme Coringa transformou a escadaria onde o personagem protagoniza uma cena de dança no novo ponto turístico de Nova York. Várias pessoas têm parado para tirar fotos e fazer vídeos no local, que fica na 167th Street, na parte sul do Bronx. Pegando carona nesse fato, o LeiaJá relembra momentos clássicos do cinema que foram filmados em degraus.

O Encouraçado Potemkin (1925)

O clássico do cinema soviético apresentou ao mundo a Escadaria de Potemkin, também chamada Escadaria Richelieu, que fica em Odessa, Ucrânia. É considerada como a entrada oficial da cidade para quem vem do porto do Golfo de Karkinitsky. No filme, a cena mostra imagens chocantes da violenta repressão da guarda do Czar ao povo do país.

Embed:

O Exorcista (1973)

A escadaria ao lado da casa, onde se passa todos os momentos angustiantes de um dos maiores clássicos de horror da história, tem grande importância na trama. É lá que dois dos personagens principais encontram seus trágicos fins. Os degraus ficam na rua 36, em Georgetown, Washington

Rocky: Um Lutador (1976)

Os 72 degraus do Museu de Arte de Filadélfia, na Pensilvânia, tornaram-se famosos após virarem cenário do filme Rocky, de Sylvester Stallone. Até hoje, tem gente que tira uma fotinha quando passa por lá.

Os Intocáveis (1987)

Uma das cenas de ação mais icônicas do longa de Brian De Palma é o tiroteio que antecede a prisão do contador de Al Capone e que envolve até um carrinho de bebê. As filmagens usaram como locação a escadaria da Grand Central Terminal, terminal ferroviário e metroviário localizado em Manhattan, Nova Iorque.

O Pagador de Promessas (1962)

Uma produção brasileira para terminar a lista, único longa sul-americano a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Na cena final do filme de Anselmo Duarte, Zé dos Burros, impedido de entrar na igreja durante toda a história, é colocado em uma cruz e levado pelos fiéis revoltados com a sua morte. As imagens foram feitas nos degraus da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico de Salvador.

COMENTÁRIOS dos leitores