Indígena abre o Fórum Bienal de Pesquisa em Arte da UFPA

Ana Terra Yawalapiti, do Parque do Xingu, vai fazer a conferência “Casa das Mulheres: novos modos de ser na cultura e na Arte”. Evento também terá mesas-redondas e performances.

seg, 16/12/2019 - 09:18
Divulgação Artistas e pesquisadores ocupam espaços em Belém durante o Fórum Bienal Divulgação

A 9ª edição do Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, da Universidade Federal do Pará (UFPA), será aberta às 19 horas desta terça (17), na Igreja de Santo Alexandre, Cidade Velha. O tema será “Cruzamentos da arte”.

Segundo a professora Valzeli Sampaio, coordenadora do Fórum, o evento se propõe a aprofundar discussão sobre as questões da atualidade que estão na interface das relações entre arte e outros campos de conhecimento.

Na abertura, a indígena Ana Terra Yawalapiti, do Parque do Xingu, vai fazer a conferência “Casa das Mulheres: novos modos de ser na cultura e na Arte”. “É um projeto feminista dentro do âmbito da cultura indígena”, acrescenta a professora Valzeli.

Em seguida, haverá o ato performático “Marcha das nubentes”, com docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Arte/UFPA. “É um discurso poético coletivo de denúncia do patriarcado e de seus processos colonizadores”, conta Ana Flávia Mendes, uma das organizadoras da atividade.

O Fórum será de 16 a 20 deste mês, na Casa das Artes, em Belém. Serão realizados, também, o Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) e a Jornada Arte Educação do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes).

Haverá palestra sobre “Educação indígena na arte e na vida”; as conferências “Arte inclusão e responsabilidade social”, “Performance na esfera pública” e “Arte e ancestralidade”, além das mesas-redondas “Arte educação: um ponto de equilíbrio no processo da diversidade à inclusão social”, “Qual o direito de estudar/ensinar arte?”, “Diálogos da encruzilhada: arte e outras falas” e “Qual o lugar da arte? Qual o lugar do artista?”.

Estudantes vão apresentar suas pesquisas em sessões de comunicações e de pôsteres. O Fórum é realizado, também, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Instituto de Ciências da Arte e a Faculdade de Artes Visuais, com os cursos Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Museologia e Produção Multimídia.

Na Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Brandão, s/n, Cidade Velha), no dia 17, às 21h, haverá o ato performático “Marcha das Nubentes”. Na Casa das Artes (Pça Justo Chermont, 236, Nazaré): dia 17, às 11h30, “Carnaval das águas: maneiras expressivas da linguagem teatral de Cametá/PA”; dia 18, às 21h, “Performações”; dia 19, às 21h, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia; dia 20, às 21h, “Performações e VJing”.

Serviço

IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte (PPGArtes/UFPA).

Período: 16 a 20/12/2019.

Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré).

Público: artista, agenciador, produtor, estudante, professor e pesquisador em arte.

Informação: site (http://www.even3.com.br/9fbpa), instagram (bienaldepesquisaemartes), facebook (forumbienalartes) e e-mail (forumbienalartes@gmail.com).

Da assessoria do evento.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores