Festival de Capoeira exalta a cultura em Olinda

Programação acontece no Carmo e no Alto da Sé

sex, 10/01/2020 - 20:00
Sandro Barros/Prefeitura de Olinda Gratuito, evento terá workshops e diversas apresentações Sandro Barros/Prefeitura de Olinda

A musicalidade e a cultura brasileira são celebradas em Olinda, neste final de semana, no 8º Festival Internacional de Capoeira, com a presença de mestres, instrutores e alunos, o evento tem entrada gratuita e traz workshops e diversas apresentações. O objetivo é de fortalecer a atividade interdisciplinar, promovendo a inclusão de crianças, jovens e adultos. 

Por volta das 17h, nesta sexta-feira (10), o evento foi marcado por muita ginga e entusiasmo, atraindo os olhares do público para a arte da capoeira, que engloba aspectos artísticos e esportivos ao misturar luta, dança, música e cultura popular. Já no sábado (11), a atividade ganha as ruas, formando uma grande roda no Alto da Sé, um dos mais belos cartões postais da cidade.

"Enaltecer a capoeira, em uma cidade tão bela e cheia de vida como Olinda, é sempre motivo de grande alegria. A nossa ideia é de mostrar o que existe além do jogo, como o caráter educativo e social", explicou o Mestre Bola, que ao lado do Mestre Grilo, são os organizadores do festival.

O russo Serega Vasiliev, de 31 anos, é um dos participantes do encontro. "Estar em Olinda é uma verdadeira explosão de sentimentos. Um lugar que respira cultura e um povo muito acolhedor. É uma alegria mostrar por aqui o que aprendi no meu país", contou. O sentimento é compartilhado pela canadense Catherine Miller, 46, que descobriu a capoeira nas ruas da capital, Ottawa.

"A capoeira consegue nos tornar iguais, como irmãos, independente de nossas diferenças. Me sinto pequena diante da grandeza deste lugar incrível", disse. Além do Brasil, o elenco participante inclui delegações da Rússia, Japão, Hong Kong, República Dominicana, Bahamas e Canadá. No cronograma, que também tem manifestações como o maculelê e o maracatu, ainda estão passeios pelas igrejas centenárias, museus, espaços de artesanato, entre outros.

A capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Programação do sábado (11):

10h – Roda de Capoeira – Alto da Sé

14h – Workshop – Biblioteca

18h – Roda de encerramento – Biblioteca

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores