'Coringa' lidera lista de indicados ao Oscar

Filme tem 11 indicações

seg, 13/01/2020 - 13:57
JEAN-BAPTISTE LACROIX (Set/2019) O ator americano Joaquin Phoenix na pré-estreia de 'Coringa' em Hollywood JEAN-BAPTISTE LACROIX

"Coringa" lidera com 11 o número das indicações ao Oscar anunciadas nesta segunda-feira em Los Angeles pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que também indicou na categoria melhor documentário "Democracia em vertigem", da brasileira Petra Costa.

"Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles para a Netflix, foi indicado para melhor ator (Jonathan Pryce), melhor ator coadjuvante (Anthony Hoptkins) e melhor roteiro adaptado.

O filme de gângster "O irlandês", de Martin Scorsese, o filme de guerra "1917" e "Era uma vez ... em Hollywood", a ode de Quentin Tarantino à meca do cinema, se seguem a "Coringa", com 10 indicações cada um.

A Academia americana novamente excluiu mulheres da categoria de direção, com destaca para a ausência de Greta Gerwig, cujo filme "Adoráveis Mulheres" está sendo amplamente elogiado.

Pouca diversidade

Nas categorias de atuação, todos os indicados são brancos, com exceção de Cynthia Erivo, indicada como melhor atriz por "Harriet".

Saoirse Ronan ("Adoráveis Mulheres"), Scarlett Johansson ("História de um Casamento"), Charlize Theron ("O Escândalo") e a favorita Rene Zellweger ("Judy") completam a categoria.

Além de Joaquim Phoenix, considerado o favorito, o espanhol Antonio Banderas foi indicado ao prêmio de melhor ator por "Dolor y Gloria", junto com Leonardo DiCaprio ("Era uma vez em Hollywood"), Adam Driver ("História de um casamento") e Jonathan Pryce ("Dois papas").

A controvérsia de omitir mulheres e minorias, em um setor criticado por sua falta de diversidade, foi despertada nas indicações de Bafta, equivalente ao Oscar na Grã-Bretanha, onde todos os indicados eram homens brancos.

Um membro da Academia Americana havia dito à AFP que previa que "este ano seria muito controverso" novamente porque "muitos diretores do sexo masculino foram indicados".

"Infelizmente, existem apenas cinco indicados para melhor diretor em um ano incrivelmente forte", disse ele, citando nomes como Scorsese, Tarantino e Sam Mendes ("1917"), indicados ao lado de Todd Phillips ("Joker") e Bong .

"A Academia quer escolher o melhor, mas também quer ser sensível a mulheres e minorias", comentou Chris Beachum, do site de rastreamento de prêmios Gold Derby.

Mas estrelas não-brancas como Lupita Nyong'o, Awkwafina e Jennifer Lopez também ficaram de fora da competição, assim como Eddie Murphy.

A votação para a escolha dos indicados ao Oscar, da qual participam os mais de 9.000 membros da Academia, terminou na última terça-feira, dois dias após o Globo de Ouro, que abriu a temporada de premiação em Hollywood.

A votação que determinará os vencedores, na qual os membros votam em todas as categorias, começa em 30 de janeiro e termina cinco dias depois.

O Oscar será entregue em Hollywood no dia 9 de fevereiro.

COMENTÁRIOS dos leitores