Após caso de racismo, José de Abreu encerra conta do Itaú

Ator se disse solidário à empresária Lorena Vieira

por Jameson Ramos sex, 31/01/2020 - 17:54
Reprodução/Instagram/José de Abreu Episódio de racismo reverbera desde a noite desta última quinta-feira (30) Reprodução/Instagram/José de Abreu

Depois que a empresária, identificada como Lorena Vieira, denunciar um episódio de racismo sofrido em uma agência do Banco Itaú, no Rio de Janeiro. O ator José de Abreu publicou em seu perfil no Twitter que está encerrando a sua conta no banco por conta do episódio que caracteriza como 'inaceitável'.

“Acabo de enviar para a gerente de minha conta no Itaú Personnalité: ‘Em função da postura racista do Banco, quero encerrar minha conta. Estou baixando todas as minhas aplicações e não sei como faço com a previdência que não posso mexer. Pode me ajudar?”, publicou o ator. 

Até o início da noite desta sexta-feira (31), a #ItauRacista ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter, com o engajamento de vários artistas e anônimos que pedem para “cancelar” o banco por conta do caso denunciado pela empresária. 

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL) postou, também em sua conta do Twitter, que "Lorena foi mais um vítima do racismo institucional, dessa vez pelo Itaú. Aqui na Câmara, a bancada negra progressista apresentou o projeto de lei 5885/19, para coibir essas e outras práticas. Esperamos que seja aprovado e inspire o fim do racismo em qualquer serviço".

O Itaú se posicionou sobre o episódio

O Itaú Unibanco lamenta profundamente os transtornos causados a Lorenna Vieira. O banco esclarece que a verificação de documentos é obrigatória nos casos em que o cliente não tenha em mãos o cartão do banco ou não faça uso de biometria para realizar saques. O objetivo do procedimento é garantir a segurança dos próprios clientes, e não tem qualquer relação com questões de raça ou gênero. 

Infelizmente, pessoas tentam aplicar diariamente golpes usando documentos falsos em agências do banco. Em razão desse procedimento, o Itaú Unibanco conseguiu evitar inúmeras fraudes dessa natureza contra seus clientes. O banco reitera o pedido de desculpas a Lorenna pelo incômodo que a abordagem causou a ela e segue à disposição para mais esclarecimentos

COMENTÁRIOS dos leitores