Rodrigo Bocardi é acusado de racismo na web

Durante reportagem, apresentador sugeriu que um jovem negro entrevistado era gandula do Clube Pinheiros

por Waleska Andrade sex, 07/02/2020 - 12:16
Reprodução / TV Globo Rodrigo Bocardi é acusado de racismo na web Reprodução / TV Globo

Durante uma reportagem exibida no Bom Dia São Paulo, nesta sexta-feira (7), o apresentador Rodrigo Bocardi sugeriu que um jovem negro que estava aguardando o trem para ir ao Clube Pinheiros, na capital paulista, era catador de bolinhas.

Enquanto acompanhava uma reportagem externa de Tiago Scheuer com um jovem chamado Leonel na plataforma do metrô, Bocardi pede para que Scheuer pergunte a ele se estava “indo pegar bolinhas de tênis”, sugerindo que rapaz fosse gandula do Clube.

O apresentador é frequentador do Clube Pinheiros e ficou surpreso quando o jovem respondeu que era atleta de polo aquático. Bocardi afirmou ainda: “e eu estava achando que eram meus parceiros ali, que me ajudam nas partidas”.

O local é frequentado por pessoas da elite paulista e o título de sócio custa R$ 70 mil, além de uma mensalidade de R$ 420.

Após o episódio, internautas questionaram a fala do apresentador apontando o "racismo estrutural" implícito na declaração. O termo é usado para descrever práticas racista contidas no cotidiano e que são difíceis de serem identificadas com clareza por quem o pratica.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores