Editora paraense inicia campanha para relançar clássicos

Pará.grafo vai reeditar mais uma obra de Dalcídio Jurandir e livro de crônicas de Jaques Flores

qua, 04/03/2020 - 17:27
Divulgação Clássicos da literatura paraense terão nova edição da Pará.grafo Divulgação

Após três campanhas literárias de sucesso, a Pará.grafo Editora, de Bragança-PA, iniciou mais um financiamento coletivo no último dia 29, para a reedição de dois livros raros amazônicos que estão sem edição há décadas: "Ribanceira" (1978), romance de Dalcídio Jurandir, e "Panela de Barro" (1947), livro de crônicas de Jaques Flores. A iniciativa é dos editores Dênis Girotto de Brito e André Fellipe Fernandes. A meta é de R$ 28.000. O projeto pode ser apoiado pelo link https://www.catarse.me/jaquesedalcidio.

Desde 2017, a Pará.grafo Editora realiza campanhas pela internet para arrecadar fundos com o objetivo de reeditar as obras do romancista marajoara Dalcídio Jurandir, que tinha a maioria de seus livros esgotada. A editora já realizou três campanhas e conseguiu reeditar cinco livros dos 11 que o autor escreveu: "Ponte do Galo", "Três Casas e um Rio", "Os Habitantes", "Chove nos Campos de Cachoeira" e "Chão dos Lobos".

Segundo a editora, as edições reeditadas têm sido elogiadas pelo apurado acabamento gráfico, ilustrações e fotografias de capa de novos artistas da cena local, e versão em e-book, que tem o intuito de deixar os títulos sempre disponíveis ainda que as versões físicas se esgotem.

Como nas campanhas anteriores, todos os exemplares de "Ribanceira" e "Panela de Barro" adquiridos nesta campanha serão numerados e receberão um selo de exclusividade. Assim, além de contribuir para recolocar em circulação duas importantes obras da literatura brasileira, o leitor terá um exemplar exclusivo, de acordo com a editora.

Dalcídio Jurandir (1909-1979), considerado por muitos o maior romancista da Amazônia e um dos principais autores brasileiros do século XX, publicou "Ribanceira" em 1978 pela Editora Record. É o décimo e último livro do Ciclo do Extremo-Norte, série de romances de Dalcídio. Nesse romance, o escritor apresenta como ambiente a cidade de Gurupá-PA, após o fim do período de ouro da borracha na Amazônia.

Jaques Flores (1898-1962) foi também um dos principais escritores da literatura paraense no século XX. Em "Panela de Barro", quarto livro do escritor, publicado em 1947 pela Andersen Editores, Jaques mostra aos leitores 34 crônicas carregadas de humor e ironia, traçando um retrato da sociedade paraense das primeiras décadas do século XX.

Por Ana Luiza Imbelloni.

COMENTÁRIOS dos leitores