Coronavírus altera calendário de festas juninas do NE

Festas tradicionais, como as de Caruaru e Campina Grande, estão sendo canceladas ou adiadas por conta da quarentena

por Paula Brasileiro ter, 24/03/2020 - 11:10
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Caruaru, Campina Grande e Petrolina estão com seus calendários juninos alterados Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Um dos ciclos festivos mais tradicionais - e esperados - do Nordeste também está sofrendo impactos por conta da crise de saúde gerada pelo coronavírus. Os governos municipais estão remanejando seus dias de festa como medida de contingência à disseminação do vírus e, também, realocando recursos do período para auxiliar nas ações de enfrentamento ao Covid-19. Em alguns lugares a programação junina há está sendo cancelada. Dentre as cidades que estão alterando seus calendários, estão Caruaru, Campina Grande e Petrolina. 

Em Campina Grande, na Paraíba - uma das cidades que ostenta a marca de “maior São João do mundo” -, a festa será adiada pela primeira vez em sua história. A festa está prevista para acontecer entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro e deverá contar com as apresentações de Elba Ramalho, Santanna e Simone e Simaria, entre outros. Já em Caruaru, Pernambuco - ‘rival’ de Campina no quesito dimensão da festa -, ainda não há definição de como será o remanejamento do ciclo. Segundo a assessoria de imprensa do município, “diariamente a conjuntura da pandemia é analisada na cidade, a fim de orientar as medidas que serão adotadas pela gestão municipal”. 

Já Petrolina, no sertão de Pernambuco, optou pelo cancelamento do São João 2020. Os recursos da festa já estão sendo empregados nas ações de contingência ao vírus e há a possibilidade do ciclo junino nem acontecer este ano. Segundo o secretário de turismo do município, “todos os eventos e festividades estão suspensos”. “Todos os esforços neste momento estão concentrados no planejamento e execução de medidas de combate ao novo coronavírus. Conforme a evolução da pandemia, definiremos os detalhes sobre a realização do São João, Fenagri e outros”.

COMENTÁRIOS dos leitores