Figura única no cinema, Tarantino completa 57 anos

Diretor se destaca pela forma como trabalha e condensa os diversos elementos cinematográficos

por Alfredo Carvalho sex, 27/03/2020 - 15:53
Divulgação O ator e diretor Quentin Tarantino Divulgação

Conhecido por inovar em roteiros com boas doses de humor e cenas de violência, o ator e diretor Quentin Tarantino completa 57 anos nesta sexta-feira (27).

A obra do aclamado cineasta tem referências no cinema inglês, com as temáticas de faroeste e artes marciais e, ao longo da carreira, o estilo de Tarantino rendeu diversos prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Roteiro Original pelo filme "Django Livre" (2012), e as mais recentes estatuetas douradas de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Direção de Arte para "Era Uma Vez em... Hollywood" (2019). O filme foi o maior sucesso de bilheteria entre as obras do diretor, acumulando US$ 40 milhões em seu primeiro final de semana em exibição.

Fã do diretor, a advogada Raíssa Sanches, 23 anos, considera "Pulp Fiction: Tempo de Violência" (1994) a obra mais completa de Tarantino. "Os diálogos marcantes e as cenas de ação bem dirigidas, faz com que ele alcance um público mais amplo", diz ela, destacando também a crítica social presente em "Bastardos Inglórios" (2009).

Para o crítico de cinema, Efrem Pedroza, o diretor é singular. "Ele possui um vasto repertório do universo da cultura pop, que é mesclado em suas obras, e sabe como ninguém como alcançar esse público, fazendo uso da linguagem do cinema com muita competência", explica. Pedroza destaca sua preferencia por "Cães de Aluguel" (1992) e a franquia "Kill Bill" (2003-2004).

Segunda Pedroza, Tarantino se destaca também pela forma como trabalha e condensa os diversos elementos cinematográficos, como diálogos de personagens, trilha sonora, referencias que vão desde filmes de western até história em quadrinhos, além das histórias nem sempre serem lineares, com diversos flashbacks e reviravoltas. "Tarantino continua mantendo um nível crescente de qualidade no decorrer de suas obras. O início de carreira dele foi menos badalado, justamente pelo fato de ser um início de carreira e não um declínio. Tarantino está longe do fim", complementa.

COMENTÁRIOS dos leitores