Campanha divulga poesia em tempos de isolamento social

Universidade Estadual do Pará (Uepa) cria canal para a leitura de poemas como resposta afetiva ao distanciamento imposto pela pandemia do novo coronavírus

qua, 20/05/2020 - 07:59

Embed:

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) deu início à campanha #PoesianaUepa, idealizada pelas equipes do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas e da Assessoria de Comunicação. O objetivo é contribuir para uma cultura do cuidado que promova o vínculo afetivo entre as pessoas, a partir da arte poética, usando a palavra como recurso de promoção da vida.

A campanha, iniciada no dia 31 de março, tem a proposta de durar pelo menos até o final do isolamento social que se seguiu à pandemia do novo coronavírus. A curadoria é feita pela professora Luciana Brandão Carreira, coordenadora do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Uepa.

Desde o lançamento do projeto, já foram reunidos 80 poemas de, aproximadamente, 50 pessoas, entre artistas, escritores, médicos, discentes, jornalistas, advogados, entre outros profissionais. Os poemas são divulgados por meio do perfil do Laboratório nas redes sociais (Instagram).

A #PoesianaUepa é “motivada por um anseio antigo de trabalhar a palavra poética como um recurso transformador no Laboratório, na busca de promover ações de humanização na área da saúde, articulando com a arte enquanto elementos educativos na formação médica. Com o surgimento da pandemia da covid-19 e o isolamento social, foi um momento decisivo para essa campanha acontecer, pois há uma convocatória afetiva por meio da escrita e da leitura como uma resposta de resistência”, afirmou a coordenadora do Laboratório de Artes Médicas da Uepa, Luciana Brandão.

O movimento que a campanha #PoesianaUepa gera é em prol de uma integralidade da saúde em convergência com o fazer artístico e literário. Pensando nisso, os escritores Harley Dolzane e Vasco Cavalcante enviaram textos não apenas para o entretenimento, mas com o intuito de oferecer algo que possa aliviar as dores ou esquecer as dificuldades concretas. “Muito tem se falado sobre como a arte é importante porque ela, em momentos como este, nos ajuda a entretermo-nos e isso é verdade, num jogo de apropriação de afetos”, disse o poeta Harley Dolzane.

“Acho a campanha maravilhosa, pois além de dar ocupação aos que estão cumprindo a quarentena nesses tempos de pandemia, ainda é fomento de cultura promovendo a poesia de um modo geral, o autor paraense e sua obra, por meio das lives e exposições através das redes”, comentou o escritor Vasco Cavalcante.

A busca por uma reação humanizada aos problemas que a pandemia é o combustível da proposta da #PoesianaUepa. “A campanha é muito importante para estimular o encontro com o que vemos desenvolvendo dentro do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas, mas sobretudo um contato das pessoas com a arte por meio do fazer artístico nesse momento de incertezas”, disse oJoão Vítor Tavares, aluno do 6º semestre de Medicina na Uepa.

Para participar é necessário enviar um poema autoral para o e-mail lucianabrandaocarreira@gmail.com. Também é possível participar com a leitura de poema de algum autor ou autora escolhido, a partir da gravação de um vídeo de no máximo 50 segundos filmado na horizontal. O interessado deve, no início da gravação, mencionar o título do poema e nome do autor e no final será preciso dizer “Poemas em tempos de pandemia, campanha #PoesianaUepa”.



Confira a campanha:

Instagram: @lab_artesehummeduepa

Da assessoria da Uepa.

COMENTÁRIOS dos leitores