Quem são os artistas a quem os rappers amam se comparar

De Jay-z a Froid, vários famosos já reverenciaram pintores em suas músicas

por Junior Coneglian ter, 02/06/2020 - 17:07

Discurso carregado de metáforas, duplos significados e referências à cultura popular – do cinema, a literatura e arte – o rap é um gênero musical que mistura estéticas diversificadas, tornando-o um estilo musical extremamente visual. Muito antes de "Picasso Baby", de Jay Z, separamos cinco pintores aos quais os rappers amam se comparar. 

Jean-Michel Basquiat

"Contraia minha mente, meus pensamentos continuam escapando. Poder da caneta, uma obra de arte como Basquiat", define Ja Rule na música "Believe". Jean-Michel Basquiat (1960-1988) é, sem dúvidas, o artista mais referenciado na cultura hip-hop por conta de sua jornada dramática. Cantores franceses, alemães e brasileiros já citaram o artista em suas faixas, como o rapper Froid no som "A Pior Música do Ano". Nascido e criado em Nova York, Basquiat foi expulso de casa aos 17 anos e logo se tornou famoso na cena underground americana. Viveu um breve romance com Madonna do final da década de 1980 e teve sua carreira na arte contemporânea impulsionada por Andy Warhol. Basquiat faleceu aos 27 anos por conta de uma overdose de heroína.

 

Pablo Picasso

"Um pintor lírico, príncipe fresco e todos vocês admirados com minha essência de Picasso", dispara o Dj Jazzy Jeff e The Fresh Prince na música "Just Kickin it". Se existe um artista "universalmente conhecido em todo o mundo, um artista cuja energia criativa e sucesso foram inspiradores, é Pablo Picasso", como comenta a Daily Art Magazine. Precursor e líder de sua época, o artista espanhol aparece em músicas de diversos rappers como Mac Miller (1992-2018), Kool Moe Dee e Jay-z. Picasso aprendeu o ofício das artes quando criança. Seu pai era professor de desenho e incentivou o jovem Picasso a seguir pelo mesmo caminho. Estudiosos da história da arte afirmam que o espanhol começou a criar aos 4 anos e parou apenas em sua morte, aos 89 anos.

 

Rembrandt 

Rembrandt van Rijn (1606-1669) foi o artista holandês mais famoso do século 17. Ficou conhecido por suas técnicas de claro-escuro (ou luz e sombra), com um contraste perceptível e habilidades de representação. Na faixa "On & On" o rapper MIMS se define dizendo "eu toco como Rembrandt. Toco nas estrelas porque o céu não tem limite’" Rembrandt é considerado por muitos o maior pintor do mundo. Também é conhecido por ser o percursor da "selfie", de acordo com a exposição "All The Rembrandt" de 2019, onde havia inúmeros auto retratos do pintor.

 

Andy Warhol

Obcecado pela cultura pop, Andy Warhol (1928-1987) se tornou referencial comparativo de fama para rappers como A$AP Twelvyy na faixa "Fraternal Twins". Warhol também é citado em músicas de Doughboy e Jay-z. Andy Warhol nasceu na Pensilvânia, EUA. Considerado um dos artistas mais influentes da segunda metade do século 20, Warhol foi uma figura de destaque no movimento artístico conhecido como pop art, produzindo obras consideradas de fácil entendimento à maioria das pessoas (cultura de massa). Se tornou artista plástico, ilustrador, pintor e cineasta e ficou conhecido por explorar conceitos de publicidade em suas obras.

 

Salvador Dali 

Dali (1904-1989) foi o pintor surrealista mais relevante do movimento. Sua personalidade forte e original fez toda a diferença e isso jamais passaria despercebido pelos rappers. Club Dongo, 21 Savage e Directors são apenas alguns dos nomes que já citaram Dali em suas músicas. Nascido na Catalunha, Espanha, Dali se tronou o surrealista mais famoso de todos os tempos. Começou a pintar aos 13 anos de idade. Estudou na "Academia de Artes de San Fernando" em Madrid, de onde foi expulso em 1926, pois se recusou a fazer as provas finais da disciplina de Teoria das Belas Artes. Também foi expulso do movimento surrealista pelo fundador André Breton, por ter ideologia política distinta. Na época, chegou afirmar que "a diferença entre os surrealistas e eu é que, na verdade, eu sou surrealista".

COMENTÁRIOS dos leitores