Silvério Pessoa: 'podemos sim fazer um São João virtual'

Cantor acredita que os festejos juninos devem ser explorados de forma solidária e reconfigurada

por Paulo Uchôa sex, 19/06/2020 - 09:30
Reprodução/Instagram/@silveriopessoaoficial 'Tudo está sendo de forma virtual', afirma Silvério Pessoa Reprodução/Instagram/@silveriopessoaoficial

Desde março, eventos importantes que estavam previstos para acontecer em diversos lugares do Brasil foram questionados se iriam ser realizados ainda este ano, assim que o isolamento social foi estabelecido para conter o avanço do novo coronavírus. Após três meses, datas comemorativas e shows, tiveram que ser adiados para uma outra oportunidade, inclusive o São João. Sucesso em todo o Nordeste, os festejos sofreram alterações drásticas, impossibilitando muita gente de celebrar.

Para o cantor e compositor Silvério Pessoa, a tecnologia irá contribuir para a diversão dos forrozeiros, que estão confinados em suas casas, devido à pandemia da Covid-19. Em entrevista ao LeiaJá, o homenageado do São João do Recife declarou: "Percebo que existe uma possibilidade de nós humanizarmos essa nova configuração da festa junina, que é uma festa virtual. Foi assim com a quaresma, quase, ou deveria ter sido com o Carnaval. [...] Tudo está sendo de forma virtual. O que seria de nós sem a tecnologia?".

Surfando na onda das lives, que nos últimos dias passou a invadir o cotidiano dos artistas, Silvério acredita que as comemorações juninas têm tudo para dar certo em transmissão via internet. "Podemos sim fazer um São João virtual, de forma solidária e reconfigurada, e em casa", disse. De acordo com o artista pernambucano, a tradição nordestina deve permanecer nos lares das pessoas, assim como preparar comidas típicas e curtir canções que sempre embalaram junho.

"A religiosidade da festa junina não vai sofrer abalo, porque fé existe, independentemente de local, palco, público, de tudo. Nós como artistas populares devemos nos esforçar para darmos todo o nosso afeto, carinho e empenho para fazer uma grande, bonita, solidária e uma continuada essência da festa junina, do São João", opinou Silvério.

COMENTÁRIOS dos leitores