Bollywood retoma filmagens, apesar da Covid-19 na Índia

O governo já havia autorizado a retomada das filmagens em junho, mas atores, produtores e técnicos estavam negociando uma regulamentação, diante dos riscos de saúde criados com a volta ao trabalho

qui, 25/06/2020 - 08:22
Sujit Jaiswal Trabalhadores desmantelam cenários em Film City, na cidade indiana de Mumbai, em 1o de junho de 2020 Sujit Jaiswal

Bollywood retoma, nesta quinta-feira (25), as filmagens interrompidas pela pandemia do novo coronavírus, mas com regras sanitárias que vão limitar o cronograma e a produção da fábrica de sonhos da Índia.

Divulgado nesta quinta, um acordo entre três grandes estúdios do cinema indiano põe fim à suspensão das rodagens de filmes, instituída pelo confinamento nacional decretado no final de março na Índia para conter a propagação da Covid-19.

O governo já havia autorizado a retomada das filmagens em junho, mas atores, produtores e técnicos estavam negociando uma regulamentação, diante dos riscos de saúde criados com a volta ao trabalho.

Os representantes do setor indicaram que "resolveram amistosamente os problemas restantes", como a questão de seguro de saúde para toda equipe. Isso abriu "o caminho para a retomada imediata das filmagens".

As atuais regras sanitárias serão um desafio artístico importante para os diretores, que não poderão rodar, por exemplo, cenas de casamento, ou de luta - dois temas onipresentes em praticamente qualquer longa bollywoodiano.

Atores com mais de 65 anos ainda não poderão trabalhar, o que deixará fora das telonas, por enquanto, superestrelas como Amitabh Bachchan, de 77.

As normas de distanciamento físico impedem cenas de beijos e abraços, marcando o retorno às práticas conservadoras dos anos 1980, quando as flores simbolizavam, castamente, cenas de amor.

Além disso, os produtores precisarão ter um médico, uma enfermeira e uma ambulância no "setting", um critério difícil de cumprir em Mumbai, onde há uma falta aguda de médicos e de ambulâncias.

COMENTÁRIOS dos leitores