5 filmes para celebrar o Orgulho LGBT

Na lista estão títulos, como '120 Batimentos por Minuto' e 'A Garota Dinamarquesa', que ajudam a legitimar a luta da comunidade gay

por Junior Coneglian sex, 26/06/2020 - 17:20
Divulgação Divulgação

Para o Dia do Orgulho LGBT, comemorado neste domingo (28), o LeiaJá selecionou cinco produções que abordam a diversidade. Confira:

1 – "120 Batimentos por Minuto" (2017): O filme mostra um grupo ativistas franceses nos anos 1990, que intensifica seus esforços para conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento da AIDS. A direção é de Robin Campillo, e o longa foi vencedor do Prêmio da Crítica em Cannes, além de liderar as indicações ao Cesar Awards, prêmio mais importante do cinema francês.

2 – "Carol" (2015): O longa mostra o romance entre Carol (Kate Blanchett) e Therese (Rooney Mara), que se conhecem por acaso em uma loja de departamentos. A trama se passas na Nova York (EUA) dos anos 1950, um período de preconceito e ignorância. O filme foi dirigido por Toddy Haynes, que é responsável por títulos como "Longe do Paraíso" (2002) e "Velvet Goldmine" (1998).

3 – "Moonlight: Sob a Luz do Luar" (2016): Chiron (Alex R. Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes) trilha uma jornada de autoconhecimento, enquanto lida com a criminalidade e mundo das drogas. Encontrando o amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro onírico. Dirigido por Barry Jenkins, o longa venceu 3 categorias do Oscar, incluindo a de Melhor Filme, em 2017. 

4 – "Tatuagem" (2013): Paulete (Rodrigo Garcia), a estrela de um ousado grupo de teatro, recebe a visita de seu cunhado Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Os dois desenvolvem um romance e lidam com questões diferentes em meio a ditadura. O filme foi dirigido por Hilton Lacerda, e trilha sonora é do cantor Jhonny Hooker.

5 – "A Garota Dinamarquesa" (2015): O filme conta a história de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. O relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) entra em turbulência com sua descoberta como mulher. Dirigido por Tom Hooper, o longa é vencedor de um Oscar.

 

COMENTÁRIOS dos leitores