Legado de Nise da Silveira é exibido em série da Fundaj

Promovido pela Dimeca, terceira edição do programa será realizada nesta quinta-feira (2)

ter, 30/06/2020 - 16:59

Eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia, nada disso fazia sentido para a médica que revolucionou a forma de se fazer psiquiatria - ela foi além. Alagoana, Nise da Silveira nasceu em 1905, época em que os doentes mentais não eram tratados com humanidade. Seu cuidado para com o Outro a fez uma das grandes profissionais do Brasil, deixando um legado imensurável, tema do terceiro encontro da série Grandes Personalidades do Nordeste.

O evento, nesta quinta-feira (2), às 17h, será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Fundação Joaquim Nabuco. A cineasta e psicanalista Isabela Cribari falará sobre Nise da Silveira: psicanálise, arte, cura e cultura. Em seguida, haverá a palestra da médica Cristiana Tavares, sob o título de Nise: a palavra que mais gosto é liberdade. Um diálogo entre as palestrantes, que também responderão às perguntas do público que interagirá via chat, finalizará o evento.

"A vida e obra de Nise de Silveira são a vitória dos grandes valores humanos. Em tempos de tanta carência, depressão coletiva e individual, ansiedades de todos os tipos, Nise é um oásis onde se pode beber a água pura do Iluminismo, da sensibilidade triunfando sobre a violência e a incompreensão", reflete Mario Helio, diretor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca).

Homenageada do debate, Nise da Silveira começou vencendo pelas estatísticas ainda jovem: foi a única mulher de sua turma de faculdade. Formou-se em medicina aos 21 anos, na Bahia. Em seu inusitado trabalho de conclusão do curso, analisou o comportamento de infratoras em uma cadeia de Salvador, pesquisa que aguçava um olhar para a existência dos invisíveis sociais do século passado.

"Nise era uma mulher livre de padrões desde a infância. Com mãe musicista, tio poeta e pai libertário, amante da música, seus sonhos não foram tolhidos. O apoio da família e o mundo da leitura a libertaram dos preconceitos vigentes no século passado, tornando-a uma das maiores humanistas na área das ciências", compartilha Cristiana Tavares. Ao longo da carreira como psiquiatra, Nise de Silveira se negou a aplicar em seus pacientes os tratamentos tidos como 'convencionais', era um acordo que tinha com seu companheiro, o médico sanitarista Mário Magalhães.

Em vez de impor aos doentes o desgaste pelo serviço braçal nos manicômios, oferecia-lhes o amor e arte, com tintas, pincéis e telas brancas. Fundou assim a terapia ocupacional, acreditando que a produção artística tinha o poder de curar. "Enquanto se achava que o esquizofrênico tinha os afetos embotados e não se comunicavam porque viviam num universo interior, Nise conseguiu acesso a este mundo a partir de uma outra linguagem: as imagens. Hoje todo o material que os pacientes produziram está exposto em um museu conhecido internacionalmente [Museu do Inconsciente, RJ]", conta Isabela Cribari.

Programada para sete encontros, a série 'Grandes Personalidades do Nordeste' prossegue até o final de julho. Sempre às quintas-feiras, o evento convida especialistas para explanar sobre a vida e contribuições sociais de figuras de destaque. As palestras seguintes serão sobre Antônio Conselheiro (9/07), Padre Cícero (16/07), Delmiro Gouveia (23/07) e Zumbi dos Palmares (30/07).

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores