Governo de PE cancela Fenearte por causa do coronavírus

A feira estava programada para iniciar nesta quarta-feira (1º) e não tem uma nova data

por Waleska Andrade qua, 01/07/2020 - 11:41
 Divulgação / Artesanato de Pernambuco Divulgação / Artesanato de Pernambuco

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) anunciou que a 21ª edição da Fenearte não será realizada devido à pandemia do novo coronavírus. A feira estava programada para acontecer entre os dias 1º e 12 de julho. O evento reúne artesãos de todo o Brasil e de diversos países, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. 

Segundo a AD Diper, a última edição realizada em 2019 arrecadou cerca de R$ 45 milhões durante os 12 dias e recebeu cerca de 300 mil pessoas. Resultado de um investimento de R$ 5,5 milhões e gerou 2,5 mil empregos temporários. 

Ainda segundo a agência, não há previsão para um nova data, mas foram criadas campanhas de incentivo para os artesãos prejudicados pelo cancelamento: ‘Abrace o Artesão Pernambucano’, ‘Artesanato Solidário’ e o ‘Vale Artesanato’. Os projetos visam diminuir o prejuízo dos artistas que produzem ao longo do ano para a feira. 

Confira o comunicado na íntegra: 

A Agência de Desenvolvimento Econômico – AD Diper, por meio da Diretoria de Promoção da Economia Criativa, informa que não será possível realizar a 21ª Fenearte na data programada, entre 01 e 12 de julho de 2020, no Centro de Convenções de Pernambuco. Diante do cenário provocado pela pandemia da COVID-19, é nosso compromisso garantir a segurança e saúde, em primeiro lugar, de expositores e visitantes. 

A Fenearte é um importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato, em especial, do artesão, e cumpre o papel fundamental de fomentar a política pública de cultura do Estado. Assim, sempre tendo como horizonte o resgate e a valorização da cultura popular pernambucana, seguimos debatendo e avaliando alternativas que possam viabilizar a 21ª edição da Fenearte em um momento mais oportuno. E assim que qualquer resolução seja confirmada, a coordenação da Fenearte avisará a todos os públicos envolvidos. 

AÇÕES - Com o cenário de incerteza provocado pela pandemia, o Governo de Pernambuco, por meio da AD Diper, vem movendo esforços para auxiliar os nossos artesãos. Estão sendo realizadas ações de incentivo como as campanhas Abrace o Artesão Pernambucano, Artesanato Solidário e Vale Artesanato. 

O Abrace transformou as redes sociais do Centro de Artesanato de Pernambuco numa vitrine que possibilita diretamente a divulgação e negociação entre artesão e cliente. Já o o Artesanato Solidário é uma ação de compra pelo Governo do Estado do estoque dos artesãos que estão com produtos disponíveis nas lojas físicas do Centro de Artesanato de Pernambuco e dependem financeiramente dessa comercialização. Assim, mais de 1.000 artesãos estão sendo contemplados. Todos os produtos adquiridos serão doados posteriormente, através de um chamamento público, para instituições filantrópicas sem fins lucrativos. 

O Vale Artesanato PE é um voucher de presente digital em diferentes valores, que pode ser comprado na plataforma digital do Centro de Artesanato de Pernambuco (centrodeartesanatodepe.lojavirtualnuvem.com.br) e que depois poderá ser trocado em uma das unidades físicas do Centro de Artesanato de Pernambuco (Unidades Recife, Olinda ou Bezerros).

O momento atual torna necessário planejar novas estratégias para preparar e inserir o artesão à nova e irreversível realidade digital. Nesse sentido, o Governo do Estado vem formatando um novo evento online voltado à comercialização do artesanato pernambucano, com data também ainda a ser confirmada. Certos de que, neste momento, o nosso principal objetivo é fomentar ações que fortaleçam e ajudem os artesãos do Estado, continuamos buscando alternativas que em breve serão comunicadas a todos.

CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO (RECIFE) - Avisamos ainda que, nesta quarta-feira, 01 de julho, em horário especial e seguindo as recomendações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid 19, o Centro de Artesanato de Pernambuco, unidade RECIFE, (no Marco Zero do Recife), estará funcionando das 10h às 16h.

COMENTÁRIOS dos leitores