Dez curiosidades importantes sobre o café

Conheça algumas informações interessantes que exaltam a história do produto

por Paulo Uchôa sex, 07/08/2020 - 14:21
Pixabay Brasil é o maior produtor de café do mundo Pixabay

Ouvimos dizer que cerveja, futebol e carnaval são as principais paixões do brasileiro. Só que nessa preferência dá para incluir também um item que está presente em diversos lares. O café, conhecido pelo aroma aconchegante, sempre cai bem para as pessoas que não dispensam apreciá-lo a qualquer hora do dia. Mas antes de saborear a bebida, será que já nos importamos sobre a sua história?

Em parceria com o LeiaJá, a jornalista Anamaria Melo, que administra no Instagram o @cafesrecife, selecionou dez curiosidades interessantes e necessárias sobre o café. Como surgiu? Qual o país que mais consome o produto? Existe um preparo ideal? Confira abaixo as respostas para esses questionamentos.

1 - O café foi descoberto há pelo menos mil anos. Não se sabe exatamente qual a sua origem, mas muitos acreditam que o surgimento se deu na África Ocidental. Pastores itinerantes da África misturavam grãos de café com gordura e temperos para preparar "barrinhas energéticas".

2 - A indústria do café utiliza a degustação, como acontece com os vinhos, para medir e controlar a qualidade dos grãos. O café normalmente é classificado em uma escala de 0 a 100. São considerados cafés especiais aqueles com pontuação acima de 80.

3 - Dizem que Francisco de Melo Palheta foi quem trouxe ao Pará, em 1727, as primeiras plantas de café. Ele havia sido incumbido da missão de verificar problemas de demarcação na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Durante a missão, ele teria se apaixonado pela esposa do governador da capital de Guiana Francesa, Madame D'Orvilliers. Ela teria dado sementes de café a Palheta, que retornou ao Brasil com elas.

4 - O café é uma bebida estimulante, porque a cafeína impede que uma substância química denominada adenosina conecte-se com seus receptores e provoque sonolência. Esse bloqueio também leva a uma produção de adrenalina, o que aumenta a disposição de quem bebe.

5 - Um dos principais países produtores de café do mundo, a Colômbia tem café que costumam ser ricos e encorpados. Alguns agricultores colhem os frutos apenas entre setembro e dezembro.

6 - O Brasil é o maior produtor de café do mundo. No país, cultiva-se principalmente o café Arábica, nas variedades Mundo Novo e Icatu, entre outras. O Brasil consome cerca de 50% do café que produz.

7 - O café pode ser harmonizado com outras bebidas, grãos, frutos, ervas e laticínios para gerar experiências sensoriais incríveis. Uma sugestão é o latte de figo e amêndoas (250 ml de leite vaporizado + 1 colher de chá de essência de amêndoa + 5 gotas de xarope de figo + 100 ml de café).

8 -  Os principais inimigos do café são oxigênio, calor, luz, umidade e odores fortes. Por isso, não é recomendado armazenar o café em geladeira, por exemplo. O ideal é armazenar os grãos em uma embalagem hermética, em local seco e escuro, longe de odores fortes.

9 - A duração da planta de café é, em média, de 20 a 30 anos, podendo chegar a 80. O ciclo de vida da planta tem, em linhas gerais, três fases: crescimento, fase produtiva e declínio.

10 - O café cresce em diversos tipos de solo, mas o terreno mais adequado para o cultivo deve ter uma quantidade equilibrada de nitrogênio, potássio, magnésio, cálcio e fósforo, entre outros micronutrientes.

COMENTÁRIOS dos leitores