Especialistas criam roda amazônica de aromas do vinho

Pesquisadores, degustadores da bebida e estudantes de Gastronomia ganham instrumento para identificação de sabores

qui, 24/09/2020 - 16:51

Embed:

Especialistas e pesquisadores de vinho, em parceria com professores da UNAMA - Universidade da Amazônia, criaram a roda amazônica de aromas do vinho, que mostra vários componentes presentes nos vinhos regionais, como especiarias, madeiras, frutos, minerais, vegetais, fermentações etc. A roda será usada nas aulas do curso de Gastronomia da UNAMA e também por degustadores e especialistas.

Tatiany Falcão, especialista em vinho e uma das criadoras da roda, informou que a pesquisa técnica sobre os componentes da bebida já é antiga no mundo, porém existia a necessidade de trazer essa análise para a região amazônica, por ela ter o repertório aromático e a tipicidade completamente diferentes do que se estuda no mundo do vinho.

Nígima Amorim, sommelier e também criadora da roda, disse que a ideia surgiu em cursos de degustação. "Desde os momentos em que a gente participava de cursos de degustação, quando a gente sentia os frutos amazônicos na taça e via as pessoas que participavam dizendo que também sentiam. Muitas vezes eram aromas que não eram considerados válidos e isso incomodava muito a gente. Por que não é considerado válido se eu estou sentindo?", questiona .

Após isso, Nígima conversou com profissionais de outros ramos, como agrônomos, enólogos e engenheiros de alimentos, para ver se as dúvidas dela faziam sentido e todos concordaram. Ter essa aprovação foi o que motivou Nígima e Tatiany a pesquisarem sobre os componentes amazônicos no vinho. Elas analisaram cada fruta da região, como açaí, bacuri, cupuaçu, tucumã, uxi, e acharam os mesmos componentes das frutas nos vinhos.

"A roda representa um instrumento para a prática da técnica de degustação, principalmente para as pessoas que têm menor experiência e menor memória olfativa que remeta a esses alimentos mais específicos da nossa região", explica Keilla Cardoso, professora de enofilia no curso de Gastronomia da UNAMA. Segundo ela, muitos alunos entram no curso de Gastronomia sem percepção nenhuma da identificação de famílias de aromas e a roda servirá para nortear essas técnicas sensoriais, além de incentivar a pesquisa na temática de vinho voltada para a Amazônia.

Por Ana Luiza Imbelloni.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores