Semana de moda debate a importância do voto
Com a proximidade das eleições nos Estados Unidos, marcas que participaram da NY Fashion Week se posicionaram
Mais uma semana de moda se iniciou, passando por Nova York, as temáticas retratadas servindo como um caleidoscópio social, frisam a importância do voto, aproveitando que as eleições nos Estados Unidos se aproximam.
Marcas como Christian Siriano e Levi’s abriram espaço em seus shows para tratar do assunto. Com looks com a palavra ‘’VOTE’’ estampada e campanhas digitais no Instagram, algumas marcas escolheram o momento na mídia para se posicionar.
Segundo a empresa de pesquisas Pew Research Center, nas eleições de 2016 dos Estados Unidos apenas 56% dos cidadãos foram às urnas. Contudo, depois dos desdobramentos causados pelo resultado que levou Donald Trump à Casa Branca, em 2018, o país teve o maior engajamento em uma eleição de meio de mandato desde 1970.
Mobilização
Nos Estados Unidos o voto não é obrigatório e o país tem uma das menores taxas de participação dos eleitores entre as nações desenvolvidas, mas muitas pessoas acreditam que o comparecimento às urnas será maior em 2020. Um dos motivos é justamente a frequência com que o tema tem sido tratado.
Nesta semana, por exemplo, a marca Pyer Moss foi decisiva lançando uma camiseta com o escrito "Vote or Die. For real this time" (em tradução livre: "Vote ou morra. Para valer desta vez"). A peça é uma reinterpretação da campanha "Vote or Die", feita pela primeira vez em 2004 pelo rapper Sean Combs, e faz parte da nova plataforma da marca intitulada Exist to Resist ("Exista para Resistir", em livre tradução).
Camiseta Pyer Moss reedita a campanha "Vote or Die". Foto: Reprodução Instagram
O diretor criativo, Kerby Jean-Raymond, comunicou que todo o lucro proveniente da venda das peças que fazem parte dessa iniciativa será revertido para organizações comunitárias dos Estados Unidos.
Influenciadores
Já a Michael Kors iniciou a campanha "Your Voice Matters" ("Sua Voz Importa"), encorajando a participação eleitoral. "É um lembrete para todos os americanos votarem e não deixarem as suas vozes serem apagadas. Temos o direito de termos as nossas vozes ouvidas", afirmou Michael Kors em comunicado sobre o lançamento da camiseta e moletom que contam com a frase da campanha.
A renda arrecadada com a venda das peças será destinada ao Fundo de Defesa Legal e Educação da NAACP. Exemplares foram enviados a inúmeros influenciadores, entre eles Bella Hadid, que postou uma foto em seu Instagram usando a camiseta.
A Levi's foi ainda mais longe e convidou nomes influentes para a própria campanha. Lançando também camisetas e moletons com a palavra ‘’Vote’’, a gigante do jeans convidou nomes como Jaden Smith e Hailey Bieber para estrelarem o vídeo de divulgação.
A Levi's recrutou celebridades para sua campanha. Foto: Reprodução Instagram
"Esta eleição é a mais importante da minha vida. Minha esperança ao participar dessa ação é que ela encoraje, eduque e inspire os jovens a votarem e entenderem por que isso é tão importante", afirmou a modelo em comunicado.
Alcançar os mais jovens
A estratégia vem sendo estudada para incentivar a participação do público mais jovem, através de personalidades que podem ter grande influência sobre eles. Nas atuais campanhas eleitorais, as novas gerações andam sendo sub-representadas, o que possivelmente irá afastá-las das urnas, sendo um movimento preocupante, visto que a participação juvenil pode ser decisiva para o resultado.