Seis doces que você não sabia que eram belgas

Refeições são mundialmente conhecidas, mas suas origens são um mistério

sex, 02/10/2020 - 15:52
Divulgação/Alexandre Debiève . Divulgação/Alexandre Debiève

Descobrir a origem de pratos e alimentos é sempre um mistério. Há muitos séculos, viagens marítimas levaram de um continente a outro ingredientes e especiarias. A partir daí, cozinheiros e cozinheiras misturam ingredientes e criaram refeições com influências de muitos lugares. Atualmente, já não são mais necessárias as viagens marítimas para que as trocas entre experiências culinárias aconteçam.

Algumas pessoas, por exemplo, não sabem que a receita de creme belga tem origens no país europeu, cuja capital é a bela Bruxelas. A cidade, com pouco mais de 11 milhões de habitantes, tem outros doces incrivelmente bons e que poucas pessoas sabem da sua origem. Aqui vai uma lista com seis guloseimas criadas na Bélgica para você se deliciar na próxima vez que visitar o país.

1) Liers vlaaike

Uma das sobremesas belgas mais famosas, esta massa recheada doce em forma de torta é preparada exclusivamente na cidade de Lier. O delicioso Liers vlaaike consiste em uma crosta fina de patê brisée recheada com um purê cremoso e espesso - a base é uma crosta típica de torta de biscoito sem açúcar, enquanto o recheio consiste em migalhas de pão grosso, leite e farinha. O sabor picante das tortas vlaaike vem de uma combinação secreta de especiarias, incluindo canela, cravo, noz-moscada e coentro. Acredita-se que a receita original tenha mais de 300 anos, o que torna o Liers vlaaike um dos mais antigos do país.

2) Gaufres à la flamande

Esse waffle é um produto tradicional belga que consiste em farinha, fermento, manteiga, leite, ovos, sal e açúcar baunilha. Ao contrário do waffle de Bruxelas e Liège, a variedade oriunda da região Flamenca do país é geralmente consumida sem qualquer cobertura depois de esfriar. Recomenda-se preparar os waffles em grandes lotes, pois podem ser preservados por algumas semanas se armazenados adequadamente.

3) La dame blanche

La dame blanche é uma sobremesa doce da Bélgica, composta por sorvete de baunilha, chantilly e uma calda de chocolate quente feita com chocolate, creme e manteiga. A sobremesa, que compartilha seu nome com uma famosa ópera francesa baseada nas obras do escritor escocês Sir Walter Scott, é comumente encontrada na maioria dos restaurantes belgas. Cherish Raspberry, uma cerveja belga, é um acompanhamento perfeito para esta sobremesa clássica.

4) Couque de Dinant

O Couque de Dinant é um biscoito tradicional belga, famoso por sua textura extra-dura, tanto que tradicionalmente é dado aos bebês para fortalecer a dentição. Sua textura de rachar os dentes é obtida assando os biscoitos em temperaturas extremamente altas (300°C). Esses biscoitos doces consistem em apenas dois ingredientes - farinha de trigo e mel em quantidades iguais. O mel carameliza e endurece à medida que os biscoitos esfriam, por isso não é recomendável mordê-los - eles devem ser quebrados em pedaços para que possam derreter na boca. A história do couque de Dinant remonta a um saboroso bolo romano. Com o tempo, as partes salgadas do bolo foram deixadas de fora da receita, deixando os consumidores com um biscoito duro e doce que conhecemos hoje. Essa sobremesa é comummente utilizada em enfeites de árvore de Natal.

5) Galettes Campinoises

Também conhecido como Kempense galetten, esses saborosos waffles são mais populares na Bélgica. Eles são caracterizados por uma textura dura e crocante. Após o consumo, os waffles tornam-se quebradiços e amanteigados na boca. Apesar do nome, as galettes não devem ser confundidas com as galettes francesas, que são essencialmente saborosas panquecas de trigo.

6) Geraardsbergse mattentaart

Uma sobremesa típica da Flandres Oriental, o mattentaart é uma pequena torta de massa folhada com um recheio de coalhada de queijo com sabor de amêndoa chamado mattenbrij. Essas deliciosas tortas são tradicionalmente feitas na cidade de Geraardsbergen, e sua produção depende muito dos produtos lácteos da área de Geraardsbergen, já que mattentaarts genuínos são preparados usando apenas leite fresco e manteiga Embora as origens do mattentaart remontem à Idade Média, a receita mais antiga conhecida foi encontrada no primeiro livro de receitas em holandês, escrito e publicado em 1514 por Thomas van Der Noot. Mais tarde, os famosos mattentaarts foram até mesmo retratados pelo pintor e gravador da Renascença na Bélgica Pieter Bruegel, em sua pintura de 1567, intitulada "O Casamento do Camponês".

COMENTÁRIOS dos leitores