Como o teatro pode auxiliar na comunicação oral

Segundo atriz, as pessoas são condicionadas a falarem muito, mas isso não quer dizer que serão boas comunicadoras

por Junior Coneglian qui, 08/10/2020 - 12:23

No teatro, o corpo se expressa por meio da fala, dos movimentos e da dança, o que exige maior exposição de quem pratica. As técnicas trabalhadas pelas artes cênicas podem levar a caminhos além dos palcos e resultar em uma melhora na comunicação e nas relações interpessoais.

"Para que uma comunicação eficaz exista, precisamos estar atentos a nós mesmos, ao que sentimos, à situação ou o contexto, e ao outro. Tudo isso para aprender a se expressar e se posicionar diante do outro. Isso é uma construção da vida inteira, desenvolvendo diversas habilidades, como assertividade e empatia", explica a psicóloga clínica Daniela de Oliveira.

Giovana Viana, que é atriz, dançarina e professora da Companhia Múltiplas, afirma que saber se expressar oralmente é muito importante para qualquer pessoa, e que a capacidade de se comunicar não tem relação direta com o fato de ser introspectivo ou extrovertido, mas sim com a habilidade de transmitir a informação da melhor maneira possível, vagando entre aquilo que se pensa e sente. "As pessoas são condicionadas a falarem muito, mas isso não quer dizer que serão boas comunicadoras", afirma.

A atriz percebeu benefícios em sua comunicação quando se interessou pelo teatro. "O aumento e conservação da autoestima, melhoria na dicção, capacidade de desenvolver um maior jogo de cintura para algumas situações específicas e aumento do vocabulário são alguns pontos que ganharam evolução", comenta.

"O teatro trabalha a expressão, a desinibição ao falar em público. Isso pode ajudar bastante. Entretanto, sozinho, não trabalha tudo que é necessário. O autoconhecimento parte de uma necessidade que vai além", diz a psicóloga Daniela, que afirma não haver divisão entre as áreas da vida e uma boa comunicação, pois tudo está conectado e os praticantes são capazes de aperfeiçoar qualquer prática que seja aprendida.

"A boa comunicação não é inerente ao ser humano, a comunicação é uma habilidade. Nem a fala em si é inerente, nós herdamos biologicamente todo o potencial da fala, mas precisamos de outros seres humanos para aprendê-la, temos que desenvolvê-la. Assim também é com a comunicação. É uma habilidade desenvolvida e trabalhada a cada conversa, a cada diálogo", finaliza Daniela.

 

COMENTÁRIOS dos leitores