Artistas questionam volta 'silenciosa' do Teatro do Parque

Prometida para novembro de 2020, reabertura do equipamento gera dúvidas entre a classe artística

por Paula Brasileiro sex, 16/10/2020 - 15:31
Paulo Uchôa/LeiaJàImagens/Arquivo Fechado há 10 anos - e em reforma há seis - o Teatro do Parque está prestes a reabrir as portas. Paulo Uchôa/LeiaJàImagens/Arquivo

Fechado para reformas desde 2010, o Cineteatro do Parque, um dos equipamentos culturais mais queridos pelos recifenses, localizado na área central da capital pernambucana, parece estar prestes a reabrir as portas. Parte da classe artística, no entanto, se questiona em quais circunstâncias a estrutura voltará a funcionar e, através de carta aberta, cobra da Prefeitura do Recife (PCR) algumas respostas. 

Em agosto deste ano, uma equipe da PCR realizou mais uma vistoria nas obras do teatro, que já duram seis anos. Na ocasião, o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, chegou a garantir que a entrega do equipamento cultural seria feita ainda neste semestre e citou o mês de novembro para a retomada das atividades no local.

A notícia animou o público e os artistas locais, porém, muitas dúvidas rondam a reabertura do Parque. Através de uma carta aberta, publicada na internet, vários coletivos e associações levantam alguns pontos relativos ao tema, como a escolha da data para a reabertura, em pleno período de eleições municipais; as propostas de gestão para o espaço; e a disponibilidade da PCR em dialogar com a sociedade civil sobre tais propostas. Assinam o documento a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de Pernambuco /Associação Pernambucana de Cineastas (ABD - PE/Apeci), Acervo recordança, Acorde, Coletivo CineRuaPE, Grupo Magiluth e Grupo Guerrilha Cultural, entre outros. 

Em um dos trechos, a carta coloca: "O espaço é muito importante para a cultura recifense e pernambucana e é fundamental que a construção da gestão deste equipamento cultural se dê em diálogo legítimo com a sociedade e os agentes dos setores culturais, pensando nos melhores usos e fins que promovam democratização, equidade e acesso, tanto aos artistas quanto ao público". Segundo o Instagram da ABD - PE/Apeci, no entanto, um mês após a entrega do documento, a PCR ainda não deu nenhuma resposta.

Veja o que a Prefeitura do Recife disse, após ser procurada pelo LeiaJá:

A Prefeitura do Recife informa que está concluindo a maior obra de requalificação e restauro a que o Teatro do Parque foi submetido em toda a sua história, para devolver à cidade um equipamento prioritário de sua memória cultural com todas as suas vocações preservadas. Os detalhes referentes à reabertura, programação e gestão do equipamento serão anunciados em breve.

Sobre a reforma

Um dos únicos teatros jardins ainda existentes no Brasil, o Parque, como carinhosamente é conhecido, sofreu várias intervenções feitas ao longo da sua existência. Após mais de cem anos de história, o restauro devolverá a ele as características originais do ano de 1929. Entre outras intervenções, foram recuperados alicerces e sistema de drenagem do prédio histórico, já bastante danificados, além de retiradas as tubulações de refrigeração aparentes e muitas camadas de gesso e pintura, que escondiam a beleza do projeto arquitetônico, com direito a muitas outras melhorias: afrescos recuperados, pisos redesenhados à imagem e semelhança dos originais, além de cores nas paredes e colunas reproduzidas com rigor histórico.

COMENTÁRIOS dos leitores