Saiba tudo o que aconteceu no primeiro dia de SPFW

Pela primeira vez, evento acontece de forma 100% digital por causa da pandemia

por Junior Coneglian qui, 05/11/2020 - 18:00

Pela primeira vez ocorrendo de forma totalmente digital, a edição que comemora 25 anos da existência da quinta maior semana de moda do mundo (via The Fashion Spot) apresentou algumas novidades; entre elas, a pontualidade: a São Paulo Fashion Week (SPFW) teve início às 14h de quarta-feira e segue até o dia 8 de novembro.

Com desfiles e intervenções artísticas que terão contrastantes pontos de São Paulo como cenário, a São Paulo Fashion Week, desta vez, funcionará como uma imersão artística nacional, onde a moda é apenas um dos pontos discutidos.

"Devido à pandemia do novo coronavírus tivemos de repensar nossos planos e programações para este ano", disse Paulo Borges, diretor criativo e fundador do SPFW.

Explorando novas formas de apresentações, a abertura do evento ficou por conta da estilista Fernanda Yamamoto, que estava ausente há algumas edições. Seguindo, foi possível prestigiar a arte de Isabela Capeto. Com seu DNA lúdico e metafórico, a designer apresentou sua coleção em forma de vídeo, filmada na sala de seu apartamento (onde toda coleção foi desenvolvida) e esclarece como as suas roupas possuem ligação com a dança.

‘’Um novo florescer, que brota, que agora sai de casa, abraça o 'novo mundo' e caminha e dança no sentido da luz", escreveu Capeto ao apresentar sua coleção ‘'Brotar’’. O vídeo tem direção de Luisa Arraes e Caio Blat, direção de fotografia e edição de Antônio Arraes e styling de Felipe Veloso.

Enquanto veteranas mostram seu valor, estreantes como ALG e Victor Hugo Mattos provam que também têm muito a dizer. A primeira é uma linha mais acessível da À La Garçonne, marca de Alexandre Herchcovitch e seu marido, Fábio Souza.

Na contramão do que se viu anteriormente, a apresentação foi em formato tradicional de desfile, quase como que em tempos pré-pandêmicos, apesar da ausência de plateia e a necessidade de atender os protocolos sanitários envolvidos.

Os looks também se conectam com desejos e ideias antecedentes à quarentena e reforçados durante os meses de isolamento – principalmente o streetwear com suas referências esportivas e peças quase básicas, sempre confortáveis.

Já a Victor Hugo Mattos optou por um vídeo-performance com narração de Letrux. As cenas de mar, praia e sol representam a difusão dos sentimentos e pensamentos que vivenciou durante os quatro meses que passou no litoral baiano, próximo à família.

Carregado dessa estética, o último desfile do dia reforçou o trabalho manual da casa com crochê, rico em bordados de búzios, pedrarias, conchas e franjas; onde boa parte da coleção foi feita em upcycling, que consiste no aproveitamento e adaptações de antigas peças, objetos ou tecidos.

COMENTÁRIOS dos leitores