Hippie atualizado: conheça a estética cottagecore

Estilo que romantiza a vida no campo, a natureza e o artesanato ganhou destaque após o início da pandemia

por Junior Coneglian sex, 06/11/2020 - 18:15
Reprodução Instagram HillHouse Vintage A estética cottagecore é a saudação à vida roots, mood que segue as ideologias hippies Reprodução Instagram HillHouse Vintage

Desencadeada pela proliferação do coronavírus, desde o primeiro semestre de 2020 uma nova estética vem ganhando força e se estabelecendo: a intitulada cottagecore.

Popularizada por plataformas como o Instagram e o TikTok, essa nova ‘’vibe’’ apresenta a romantização e o apego ao campo, ao natural e a valorização do artesanal.

Enquanto a aglomeração dos ambientes urbanos se mostra perigosa devido ao risco de contágio, o olhar para a vida rural e para as raízes se faz presente em inúmeras grifes, como a francesa Jacquemus, que foge do estereótipo da mulher parisiense e foca no campo, ou nas artes plásticas através do movimento rococó.

Idolatrando o conceito de uma vida mais simples e perto da natureza, o cottagecore se estabelece como um movimento cultural que não exclui as normas de uma vida urbana, porém seus maiores mandamentos estão ligados aos aprendizados da floresta. É caprichoso e nostálgico, porém conta com elementos peculiares e ecológicos que refletem a atual necessidade de beleza, sustentabilidade e segurança.

"Febre" na internet

Nas redes sociais, já é febre. O Tumblr relata um aumento de 153% nas postagens desde março. No TikTok, a tendência cottagecore já acumulou mais de 252 milhões de visualizações.

Com temas-chave como vida na fazenda, artesanato, cerâmica, arranjos de flores e valorização da terra, esse movimento segue a atual palavra de ordem na moda: sustentabilidade.

Apesar de parecer meramente uma tendência de moda, o cottagecore vai além. Ele é a representação atual daqueles que, fugindo das grandes metrópoles, procuram maior qualidade de vida, redução de gastos financeiros e o apreço por saberes que mais podem ser atribuídos à ancestralidade do que a diplomas acadêmicos.

Em resumo, a estética cottagecore é a saudação à vida roots, mood que segue as ideologias hippies. Muitos aproveitaram a flexibilidade que o home office oferece para "fugir" para o interior, em busca de uma simplicidade que as grandes cidades não oferecem. Mais do que uma estética, o cottagecore é um estilo de vida. 

COMENTÁRIOS dos leitores