Teatro do Parque reabre as portas em dezembro

Depois de uma década fechado para reformas, um dos equipamentos culturais mais queridos dos recifenses já tem data para reabrir ao público

por Paula Brasileiro ter, 24/11/2020 - 10:33
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Uma saudade de 10 anos está com data marcada para acabar. O Cine Teatro do Parque, um dos equipamentos culturais mais queridos do público recifense, já tem dia e hora para reabrir suas portas, fechadas há uma década. Após uma longa reforma - com paradas e retomadas ao longo do processo - o cineteatro será entregue à população no dia 11 de dezembro, já com uma programação para receber novamente sua plateia. Serão três dias de apresentações com a Banda Sinfônica, sessão de cinema e espetáculo teatral.

LeiaJá também

---> Teatro do Parque: centenário e sem respeito

--> Artistas questionam volta ‘silenciosa’ do Teatro do Parque

Dos 105 anos de história do Parque - cine teatro localizado na Rua do Hospício, bairro da Boa Vista -, os últimos 10 foram de muito pesar e lamento. Fechado em 2010, para reformas de requalificação, o equipamento cultural amargou dias de abandono e indefinição. Na última década, as obras foram paralisadas e retomadas por algumas vezes e várias promessas de reabertura foram descumpridas. Além do público, a classe artística, órfã de um de seus mais célebres palcos na cidade do Recife, chegou a promover vários atos pedindo por mais comprometimento da gestão pública em relação ao lugar. 

Agora, a espera finalmente chegará ao fim. Na manhã desta terça (24), a Prefeitura da Cidade do Recife reuniu a imprensa no próprio Teatro do Parque para divulgar a data se sua reabertura. No próximo dia 11 as portas do equipamento estarão abertas à espera de seu público e seus artistas, com programação já definida. 

No projeto de requalificação do cine teatro, o objetivo era devolver-lhe suas características arquitetônicas de 1929. Foram recuperados alicerces e sistema de drenagem do prédio, além de terem sido retiradas tubulações de refrigeração aparentes e muitas camadas de gesso e pintura que escondiam detalhes do projeto original. 

Além disso, foram recuperados painéis materiais do palco e pisos, cores das paredes e colunas foram redesenhados à imagem e semelhança dos originais. Por outro lado, equipamentos cênicos de última geração,  projetor de cinema 4K e projeto de acessibilidade de acordo às legislações atuais foram adicionados ao local. 

COMENTÁRIOS dos leitores