Cannes e Veneza em dúvida após adiamento da Berlinale

O adiamento do primeiro grande evento cinematográfico internacional de 2021 levanta o fantasma de mais um ano difícil para a indústria

seg, 18/01/2021 - 14:02
Zhifei Zhou-Unplash Zhifei Zhou-Unplash

O Festival de Cinema de Berlim , que estava programado para começar em 11 de fevereiro, foi adiado por causa do coronavírus. A informação foi divulgada pelos  organizadores em um comunicado à imprensa no início do ano. Isso significa que Berlim é o primeiro - mas provavelmente não o último - grande evento cultural de 2021 a ser afetado pela pandemia.

Com os casos de coronavírus crescendo na Alemanha, a Berlinale, como o festival é conhecido, agora ocorrerá em formato digital para profissionais da indústria do cinema em março, afirmaram os organizadores do festival. Sites de cultura e entretenimento, como o https://folhago.com.br/blogs-colunas/entretenimento, acompanham as principais novidades do cinema no mundo.

A competição do festival acontecerá como parte do evento de março, e um júri em Berlim selecionará os vencedores dos prêmios, acrescentou o comunicado. Os fãs de cinema de Berlim verão os participantes em um evento separado em junho, envolvendo exibições ao ar livre e também apresentações em cinemas.

“Há um grande desejo de nos encontrarmos cara a cara”, disse Mariette Rissenbeek, a diretora executiva do festival, em um comunicado, mas “a situação atual não permite um festival físico em fevereiro”.

O atraso do primeiro grande evento cinematográfico internacional de 2021 provavelmente causará preocupação de que outros festivais possam precisar ser adiados. Países da Europa já estão vacinando seus habitantes, mas o processo está apenas no início.

O Festival de Cinema de Cannes está programado para começar em 11 de maio. Os organizadores de Cannes pretendem que o evento ocorra conforme programado, disse Aida Belloulid, a porta-voz do festival em entrevista ao jornal The New York Times, mas estão “esperando até o início do próximo ano para avaliar a evolução da pandemia. ”

“Então, se considerarmos que maio não será possível, trabalharemos em novas datas, do final de junho ao final de julho”, acrescentou. Seja qual for a data em que o festival ocorrer, será "um 'clássico' Cannes", com um programa completo e estrelas na Croisette, disse Belloulid.

Em 2020, Cannes foi adiada no último minuto por causa da pandemia. Os organizadores acabaram organizando uma edição “especial” em outubro, com poucos filmes e sem o glamour de sempre. Esse evento quase não recebeu atenção da mídia.

Ao contrário de Cannes, o Festival de Veneza ainda não fez planos de contingência e seus organizadores pretendem prosseguir normalmente, em setembro de 2021. “É claro que não sabemos qual será a situação”, disse Alberto Barbera, o diretor artístico do festival, em uma entrevista por telefone, “mas tivemos a sorte de prosseguir com o festival este ano sem problemas, então no próximo ano deve ser ainda melhor. ”

COMENTÁRIOS dos leitores