Fundador da Livro 7, Tarcísio Pereira, morre por Covid-19

Entusiasta da literatura em Pernambuco, o jornalista e editor não resistiu às complicações da doença e faleceu

por Paula Brasileiro ter, 26/01/2021 - 11:14

Considerado uma das figuras mais importantes para a literatura no estado de Pernambuco, o jornalista, historiador e editor Tarcísio Pereira foi mais uma vítima da Covid-19. Na última segunda (25), ele não resistiu às complicações da doença e veio a óbito. A morte do livreiro foi confirmada por uma de suas filhas, a empresária Juliana Lins. 

Tarcísio Pereira tinha 73 anos e estava internado em um hospital particular do Recife há dois meses. Ele receberia alta ainda nesta semana, mas acabou sofrendo uma hemorragia na noite de segunda (25) e não resistiu. O enterro será realizado nesta terça (26), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. 

O livreiro era considerado um dos maiores entusiastas da literatura em Pernambuco. Ele foi o fundador da Livro 7, na década de 1970, livraria que acabou se tornando um ponto de encontro para estudantes, artistas, intelectuais e amantes dos livros em geral. O espaço, que funcionava na Rua 7 de Setembro, ficou marcado na memória afetiva dos recifenses. 

Após encerramento das atividades da Livro 7, em 1998, Tarcísio permaneceu dedicando-se ao ramo dos livros. Ele integrava a diretoria da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e  mantinha sua própria editora, a Tarcísio Pereira Editor, no bairro da Madalena. Várias autoridades manifestaram seu pesar pela partida do livreiro. Confira. 

“Pernambuco perdeu hoje o editor Tarcísio Pereira, um potiguar que marcou época e influenciou gerações com a sua icônica Livraria Livro 7, na Boa Vista, Centro do Recife. A Livro 7 abriu as portas em 1970 num espaço de 20 metros quadrados e, graças ao amor de Tarcísio pela literatura, se transformou num complexo cultural registrado pelo Guiness Book como a maior livraria do Brasil. Quero expressar aqui meu pesar aos familiares e amigos de Tarcísio, nesse momento de dor”.

Paulo Câmara

Governador de Pernambuco

“É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Tarcísio Pereira, jornalista e historiador que marcou a sua caminhada no Recife compartilhando o amor que tinha pela leitura. Fundou a Livro 7 em 1970, na Boa Vista, um espaço que virou um dos principais pontos de embarque da nossa cidade para os muitos mundos que a literatura proporciona. Minha solidariedade à sua família, a amigos e a todos aqueles que fizeram de sua livraria um espaço querido e  cheio de histórias”..

João Campos, Prefeito do Recife

“Que falta vamos sentir do vigor e do carisma de Tarcísio, do seu talento para agregar, fazer amizades e distribuir afetos. Felizmente, tive a oportunidade de homenageá-lo em vida, com um voto de aplauso na Câmara do Recife, em 2014, quando ainda era vereadora. Vá em paz, querido”. 

Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife

"Tarcísio era um verdadeiro amante dos livros. Seu trabalho incansável à frente da livraria foi responsável por revelar grandes talentos e por movimentar durante anos a cena cultural pernambucana. Sua partida deixa uma lacuna que dificilmente será preenchida".

Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe

"Mesmo fechada há tanto tempo, a Livro 7 reside/resiste na memória coletiva e afetiva da cidade. São lembranças saudosas que marcaram para sempre toda uma geração de escritores e leitores que frequentavam aquele templo do livro, fundado por Tarcísio".

Gilberto Freyre Neto, Secretário de Cultura de Pernambuco

 

COMENTÁRIOS dos leitores