Morre Tarcísio Pereira, da Livro 7, vítima da covid-19

Livreiro chegou a vencer a doença, mas não resistiu às complicações; icônica, sua livraria marcou época no Recife

ter, 26/01/2021 - 16:45
Divulgação Livreiro deixa esposa, quatro filhos e cinco netos Divulgação

Pernambuco amanheceu de luto nesta terça (26). Faleceu, na noite da última segunda, por volta das 22h, Tarcísio Pereira, fundador da célebre livraria Livro 7, localizada na rua Sete de Setembro, no centro do Recife, e frequentada por diversos nomes de peso da literatura pernambucana, entre os anos 1970 e 2000. Informações divulgadas por parentes dão conta de que o livreiro não resistiu às complicações causadas pela covid-19.

Tarcísio contraiu o novo coronavírus em novembro de 2020, desde quando esteve internado no Hospital Português, na área central do Recife. O livreiro chegou a vencer a covid-19, mas enfrentou procedimentos de diálise e transfusão, além de ter sofrido um AVC e enfrentado uma trombose. Ele teria alta nesta semana, mas não resistiu a uma hemorragia interna.

O governador Paulo Câmara divulgou nota de pesar pela morte do livreiro. “Pernambuco perdeu hoje o editor Tarcísio Pereira, um potiguar que marcou época e influenciou gerações com a sua icônica Livraria Livro 7, na Boa Vista, Centro do Recife. A Livro 7 abriu as portas em 1970 num espaço de 20 metros quadrados e, graças ao amor de Tarcísio pela literatura, se transformou num complexo cultural registrado pelo Guiness Book como a maior livraria do Brasil. Quero expressar aqui meu pesar aos familiares e amigos de Tarcísio, nesse momento de dor”, declarou.

Tarcísio cursou jornalismo e história na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), mas não concluiu nenhum dos cursos. Atualmente, ele trabalhava como presidente do Conselho Editoral e superintendente de Marketing da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

O livreiro deixa esposa, quatro filhos e cinco netos. Seu velório ocorre nesta tarde, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, onde seu corpo será, posteriormente, cremado.

COMENTÁRIOS dos leitores