Espetáculo 'Rainhas' estreia temporada virtual

Espetáculo reflete sobre o lugar que as mulheres ocupam dentro da sociedade

seg, 19/04/2021 - 20:05
Morgana Narjara Espetáculo 'Rainhas!' estreia sua temporada virtual, no YouTube, na próxima sexta (23) Morgana Narjara

Ancestralidade, cultura negra e vivências femininas, é o mote do espetáculo Rainhas!, que tem sua estreia marcada para a próxima sexta (23). A obra baseada em dramaturgias pessoais conta a história de quatro entidades que apresentam suas lutas e suas vitórias no decorrer da vida, ocupando o lugar que sempre lhes foi tomado, o de rainhas. O espetáculo será apresentado também no dia 30 de abril e 1º de maio, sempre exibido às 20h, no YouTube.

A peça perpassa por monólogos de quatro orixás: Iemanjá, Oxum, Obá e Iansã, trazendo ao público uma representação de vivências reais. Observa-se em sua costura elementos ancestrais e da cultura negra, como a capoeira e a dança dos orixás, entranhadas nos corpos das atrizes que revelam também processos de suas caminhadas pessoais.

Elas dão vozes aos relatos de opressões que se cruzam em vários pontos das suas vidas, principalmente em pautas raciais e de gênero, mas também trazem a leveza e o dengo do povo preto, que não é só resistência, é existência. O processo do projeto começou de forma muito natural, do desejo do diretor de ter mulheres pretas como rainhas, como protagonistas, espaço este muito comum quando se trabalha com o grupo O Poste Soluções Luminosas.

Resgatando memórias pessoais através da tessitura das dramaturgias que foram construídas por Camila Mendes, Diniz Júnior e Samuel Santos, o público vai conhecer um pouco da cultura do povo preto e refletir sobre os muitos anos de invisibilidade e descaso político com essa parcela da população, principalmente mulheres.

Durante a vivência na Escola e nos anos que se seguiram, as atrizes iniciaram a pesquisa artística, baseada na antropologia teatral (direcionada ao feminino), na negritude e na ancestralidade, tendo como mote de estudo o fragmento que havia sido construído.

Trabalhando nos seus corpos a vivência antropológica adquirida na escola e trazendo à cena o olhar cuidadoso e certeiro do diretor que acrescenta suas vivências mostrando o que há de mais belo e forte em cada uma das atrizes, o espetáculo que a princípio era presencial, teve de se adaptar às plataformas virtuais, diante da pandemia da Covid-19.

O espetáculo revela ainda o espaço que foi tirado das mulheres pretas, mostrando a força ancestral que cada uma delas possui e passa a mensagem de respeito e empoderamento, tão necessária diante dos momentos difíceis que estão passando há tantos séculos.

A gravação foi realizada dentro no Ilê Axé Oxum Ipondá de Mãe Inajá, localizado no bairro de Fragoso – Olinda, tomando assim proporções indizíveis, pois pisar num terreiro, lugar de tanta energia e ancestralidade e trazer ao corpo essas personagens, é como estar de volta em casa. O espetáculo tem apoio do Ilê Axé Oxum Ipondá e Grupo O Poste Soluções Luminosas e conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores