Rennan Peixe traz Exposição Fotográfica ‘La Santeria’

A mostra fotográfica digital retrata aspectos da religiosidade, do cotidiano cubano e do intercâmbio cultural entre o Grupo Bongar e a cultura afro-cubana

ter, 29/06/2021 - 12:22
Divulgação O artista Rennan Peixe Divulgação

O artista Rennan Peixe abre para visitação sua exposição fotográfica a partir desta quarta-feira (30). Intitulada “La Santeria”, a mostra fotográfica digital busca retratar aspectos da religiosidade, do cotidiano cubano e do intercâmbio cultural entre o Grupo Bongar e a cultura afro-cubana. A mostra pode ser vista gratuitamente a partir do link: https://www.exposicaolasanteria.com.br.

A Santeria é conhecida como o “caminho dos Santos”, uma religião levada para Cuba pelos povos escravizados da África Ocidental que foram raptados para trabalhar nas plantações de açúcar durante o século XVII. Assim como no Brasil, suas práticas religiosas adaptaram-se às influências cristãs para manterem-se vivas em suas tradições. A Santeria Cubana sobreviveu através de gerações, graças à sua tradição oral e é fortemente cultuada em cada esquina de Cuba.

A exposição é financiada com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco e busca apresentar, através da fotografia, a beleza da cultura negra presente em Cuba elucidando as semelhanças com a diáspora afro-brasileira. As fotografias foram realizadas no ano de 2017, durante a vivência do grupo pernambucano Bongar da Nação Xambá em Cuba que percorreu as cidades de Havana e Santiado del Cuba durante 15 dias, visitando casas de Santeria, participando de rituais e do encontro de culturas no Festival del Fuego.

O artista

Rennan Peixe é artista visual negro cujas produções permeiam construções de narrativas visuais que valorizam a cultura negra em diáspora através da fotografia e do audiovisual. Ele busca compreender a imagem como discurso visual que influencia diretamente na construção do imaginário social sobre o corpo negro, pretendendo através de suas lentes, contribuir com a luta antirracista.

Dono de diversos projetos, no ano de 2020, foi selecionado para participar da exposição virtual The World Want em 2020 realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em comemoração aos seus 75 anos de fundação.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores