PA: Semana do Livro incentiva leitura e produção literária

Semana Municipal do Livro e do Autor Paraense contribui para a visibilidade de artistas do estado e promove a valorização da leitura

ter, 06/07/2021 - 14:46
Divulgação O autor paraense Antônio Juraci Siqueira Divulgação

A II Semana Municipal do Livro e do Autor Paraense, realizada pela Prefeitura de Belém, entre os dias 21 e 25 de junho, por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), trouxe como tema “Diálogos sobre a produção literária paraense” e proporcionou novamente a reflexão sobre a importância da leitura e da valorização dos autores do Pará.

Márcia Bittencourt, secretária municipal de Educação, afirma que a relevância da iniciativa está na necessidade de crianças, jovens, adultos e idosos entrarem em contato e conhecerem os autores do estado. Ela acrescenta que a produção literária em Belém é muito grande, possuindo riqueza e diversidade. “Essa semana é fundamental para difundir esse material, esse conhecimento, essa gama de produção que nós temos”, diz.

Segundo Márcia, a Semana Municipal do Livro e do Autor Paraense – criada pela Lei Nº 9371 de 03 de maio de 2018 – faz parte da linha prioritária de ações da Prefeitura, que tem o objetivo de educar e alfabetizar toda a população, superando o analfabetismo em Belém, que atualmente afeta 32 mil pessoas. “Essa ação dos autores paraenses também contribui com esse processo”, complementa.

De acordo com a secretária de Educação, o envolvimento dos alunos e professores ocorreu por meio das atividades realizadas durante as aulas – não presenciais – através do Sismube, articulando todo o evento, que finalizou com a exposição dos autores e das produções no Arraial Literário.

Sobre o evento, Márcia Bittencourt destaca a participação de artistas e autores que são históricos no processo de educação em Belém, como Heliana Barriga e Juraci Siqueira. “A gente está só começando, não é só uma semana que encerra nela. É um projeto que a gente realmente está trazendo para a nossa cidade e que vai ser implantando em todas as nossas escolas municipais”, afirma.

Antônio Juraci Siqueira, professor e autor paraense com mais de 80 títulos publicados, que passeiam por diversos gêneros, foi um dos convidados da programação. Ele afirma que a relevância da Semana Municipal do Livro e do Autor Paraense reside em dar visibilidade aos profissionais das letras e suas obras, tanto para o público escolar quanto para a comunidade em geral.

O autor comenta a realização do evento em formato virtual e diz que a pandemia os obrigou a lançar mão de outras ferramentas, mas garante que a participação dele foi proveitosa. “Se perdemos o contato direto com o público, alcançamos pessoas que não conseguiríamos nos encontros presenciais. Avalio minha participação satisfatória, quer nas lives, quanto nos vídeos especialmente preparados para a semana”, observa.

Para Juraci, o principal resultado do evento foi a divulgação de novas obras. “Conheci muitos livros recém lançados de amigas e amigos escritores, além de ouvir novos contadores de histórias e até crianças declamando poesia”, conta.

A autora paraense Heliana Barriga também marcou presença durante a programação. Ela afirma que a iniciativa colabora para a transformação de rumos a favor da leitura social democrática envolvendo os eixos dessa cadeia. “Vontade política, autores e autoras, a luta pela produção de livros accessíveis, a mediação de leitura, os leitores e leitoras, a divulgação e o exercício continuado de tudo”, diz.

Assim como Juraci, a autora também acredita que a participação dela na Semana Municipal do Livro foi boa, estimulando a reflexão que ela trouxe com leveza e criatividade. “Juntando os fios dessa teia de luta tão antiga com os mais antigos, como eu e Juraci. A vontade política desse governo nos estimula e cada um (a) de nós oferece a sua história de luta literária para a ampliação dessa luta conectada”, relata.

Heliana afirma que a semana foi organizada com maestria, com várias atividades amadurecidas dentro de cada um dos autores e autoras e com ações relacionadas ao tema. “Acho que tudo que foi feito conduz à ampliação e luta conjunta. Muitas frutas brotarão desta semana, e reuniremos tudo para a continuidade”, conclui.

Por Isabella Cordeiro

Produção: Valdenei Souza

COMENTÁRIOS dos leitores