Museu da Cidade do Recife homenageia Burle Marx

Espaço promoverá em três finais de semana oficina gratuita

qui, 05/08/2021 - 17:43
Divulgação Oficina 'Bombinhas de Sementes' promete prender a atenção de crianças e adultos Museu da Cidade do Recife Divulgação

No mês de aniversário de Burle Marx, o Museu da Cidade do Recife promove uma programação especial para homenagear um dos mais importantes paisagistas do século XX. Nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de agosto, o espaço promoverá a oficina 'Bombinhas de Sementes', voltada para toda a família, crianças e adultos. A oficina gratuita tem duração de 15 minutos e não é necessário inscrição prévia. Para participar, basta visitar o Museu entre 13h às 16h, nos dias com programação.

"Durante a oficina, os participantes irão aprender a preparar uma bombinha para cultivar, além de conhecer um pouco mais sobre o importante legado deixado pelo paisagista. "Comemorar Burle Marx e seu legado desde a modernização da cidade é oportunizar conscientização e  educação junto às pessoas, como o paisagista bem pensou. Mais ainda, 'presenciar' o mestre através de seu conjunto de jardins públicos é zelar pelo patrimônio urbano", destaca o gerente do Educativo do Museu da Cidade, Emerson Pontes.

Com orientação da Secretaria do Meio Ambiente do Recife, todas as sementes escolhidas para a atividade são de flores e pequenos arbustos, e podem ser cultivadas em jardins privados, vasos e até em pratos, desde que sejam regadas com frequência. Em alusão às flores vermelhas projetadas por Burle Marx na década de 40 para a Praça Cinco Pontas, onde fica o Museu da Cidade do Recife, sementes com flores, frutos ou folhas de coloração vermelha serão utilizadas na confecção das bombinhas, como sálvia, pimentão vermelho, hibisco (papoula), pimentas biquinho e malagueta.

Além das "vermelhas", também estarão disponíveis outras sementes, como coentro, pimentão, maracujá e margarida gigante. Não é necessário inscrição prévia para participar da oficina. Para segurança do público e da sua equipe, o MCR segue todos os cuidados necessários para prevenção da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento. Nesta fase de reabertura, o Museu funciona para visitação de terça a sábado, das 10h às 16h.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores