David Alfonso abre ao público a exposição 'Deuses Ocultos'

Mostra do artista plástico está em cartaz na Arte Plural Galeria (APG), no Bairro do Recife

qua, 25/08/2021 - 19:08
Gustavo Bettini Exposição 'Deuses Ocultos', do artista plástico, está em cartaz na Arte Plural Galeria (APG) Gustavo Bettini

As divindades sempre exerceram um importante papel na história da humanidade. Essa força onipresente, que se mantém vigorosa no imaginário de muitos, é percebida de um modo metafísico pelo artista plástico cubano-pernambucano David Alfonso, que conduziu esse olhar para os trabalhos que expõe em  'Deuses ocultos', em cartaz na Arte Plural Galeria (APG). A mostra abriu ao público nesta quarta-feira (25).

Em suas telas coloridas e desenhos em preto e branco, as figuras humanas – em sua maioria mulheres – parecem reverenciar o divino, protagonizado pela natureza e por animais, cada um com sua peculiaridade. "Para mim, simbolizam a energia que está contida no espírito", diz Alfonso, que atribui ao galo, por exemplo, a autoridade da justiça; ao cavalo, a representatividade do destino; ao cachorro, o fantástico que vem com a magia; e às aves, toda a leveza da alma.

Sem esquecer suas raízes latinas, o artista passeia também por ambientes festivos, folclóricos e um universo metafísico, essencial para marcar o momento de celebração à vida. "Sem dúvida, esse é um instante difícil e diferente para todos, em qualquer lugar do planeta. Por isso, precisamos reverenciar, agradecer e celebrar", afirma.

Com curadoria da jornalista Olívia Mindêlo, 'Deuses Ocultos' é a primeira exposição individual de David Alfonso, que já participou de diversas coletivas. "As pinturas dele são um chamado à contemplação e à descoberta. Evocando o gesto perdido de parar, ver e imaginar é que a obra desse artista cubano-pernambucano toma corpo; aliás, corpos", ressalta ela.

A "dupla nacionalidade" do artista é explicada por ele como paixão eterna. Em 2007 veio para o Brasil, chegando pelo Ceará, onde morou dois anos. Mas ao desembarcar no Recife e vivenciar a cultura pernambucana decidiu onde fincaria raízes. O acesso presencial à exposição é gratuito, observando rigorosos protocolos de segurança para prevenção da Covid-19. A APG fica na Rua da Moeda 140, no Bairro do Recife, e está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone (81) 3424-4431.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores