Professora lança livro sobre manejo florestal na Amazônia

Ana Carolina Farias, responsável por organizar a publicação, aborda a parceria entre empresas e comunidades em projetos de desnvolvimento sustentável na região

qua, 25/08/2021 - 17:25
Unama/Divulgação Professora Ana Carolina Farias analisa o manejo florestal na Amazônia Unama/Divulgação

Ana Carolina Farias, professora e mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, lança nesta quinta-feira (26) o livro “O Plano de Manejo Florestal Sustentável na Amazônia: a parceria empresa e comunidade tradicional no manejo florestal no Estado do Pará”. O evento será às 19 horas, na UNAMA - Universidade da Amazônia, unidade do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro, em Belém.

A professora atua na pesquisa do manejo florestal na Amazônia desde a graduação em Direito. Posteriormente, aprofundou o estudo na dissertação de mestrado.

No curso, Ana Carolina realizou uma pesquisa de campo em uma comunidade tradicional que tinha parceria com uma empresa para executar o manejo florestal do território. “Visualizei a importância de ser produzido um livro para a publicação desta pesquisa”, explica.

Durante a produção da dissertação e da pesquisa, diz a professora, foi possível identificar uma ferramenta que tem o potencial de se tornar uma política pública importante para a concretização do desenvolvimento sustentável na Amazônia, a qual poderia ser fomentada por meio da publicação da obra. “O livro se propõe a analisar o plano de manejo florestal sustentável, bem como seus principais entraves para a execução do ponto de vista das empresas e das comunidades tradicionais”, informa.

Ana Carolina ressalta que, dentre os principais pontos que são abordados no livro, está incluída a parceria entre empresa e comunidade no manejo florestal realizado dentro de um território comunitário, como forma de suprir os direitos fundamentais básicos dessas comunidades, bem como um desenvolvimento socioambiental.

A professora ainda aponta que o manejo florestal está presente na realidade amazônica e do Estado do Pará, podendo ser um instrumento de concretização do desenvolvimento sustentável, potencializando a proteção das florestas e garantindo um desenvolvimento social e econômico para as regiões. “Diante disso, não poderia ser mais atual e necessária a leitura deste livro”, complementa.

Os livros vão estar disponíveis para quem desejar adquirir no lançamento presencial, nesta quinta-feira, com uma sessão de autógrafos.

Por Isabella Cordeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores