Programação virtual da XIII Bienal PE começa nesta quinta

Evento on-line antecede a feira literária presencial da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

qua, 01/09/2021 - 19:28
Divulgação XIII Bienal PE: Simone Brantes participará de um painel sobre a educação em meio à pandemia Divulgação

Nesta quinta-feira (2), tem início a última etapa da programação virtual que antecede a feira literária presencial da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O evento, com programação gratuita e transmissão disponível através da plataforma e-Bienal, começa às 19h, com um painel sobre a educação em meio à pandemia, com a carioca Simone Brantes, poeta vencedora do 59º Prêmio Jabuti, em 2017.

A atividade faz parte das homenagens prestadas pela XIII Bienal PE ao centenário do educador pernambucano Paulo Freire, uma das personalidades homenageadas (in memoriam) desta edição. A mediação do debate fica por conta do jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani, responsável também pela curadoria do evento.

No mesmo horário, às 19h, a e-Bienal transmite, na sala Plataforma de Lançamentos, o lançamento da coletânea Pandemia Crítica, que reúne, em dois volumes, quase 130 textos assinados por nomes expressivos no Brasil e no exterior que abordam as ideias que a pandemia da Covid-19 despertou em todos, seja na esfera social, política ou civilizacional.

Participam da conversa o organizador da coletânea, Peter Pál Pelbar, filósofo, ensaísta, professor e tradutor húngaro. Gisele Beiguelman, artista e professora da FAUUSP, e Ailton Krenak, ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, também estão confirmados.

Na sexta-feira e sábado, a programação virtual da XIII Bienal PE segue com outras 15 atividades gratuitas divididas em quatro salas. Na grade, mais debates, lançamentos literários, oficinas, apresentações artísticas, homenagens e muito mais. A programação completa está disponível no site do evento.

Mais Bienal

De 1º a 12 de outubro, a XIII Bienal PE acontece de forma presencial no pavilhão interno do Centro de Convenções de Pernambuco, localizado em Olinda. A feira literária marca a retomada das atividades econômicas do Cecon como o primeiro grande evento presencial sediado pelo espaço após um longo período de restrições devido à pandemia da Covid-19. Todos os protocolos de segurança serão aplicados para garantir o bem-estar de todos.

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é uma realização da Vox Produções, Ideação e Cia de Eventos. Entre os parceiros da iniciativa estão o Instituto Ricardo Brennand, Sesc, União Brasileira de Escritores (UBE), Porto Digital e Instituto Luiz Mário Moutinho.

Este ano o projeto também recebe apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sebrae, além de patrocínio da Petrobrás para ações da Bienalzinha, uma iniciativa com programação voltada para crianças de zero a seis anos de idade. A produção é de Rogério Robalinho, Guilherme Robalinho e Sidney Nicéas.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores